I Simpósio de Suporte Básico de Vida será realizado neste final de semana em Governador Valadares

bannerAtualizar alunos e futuros profissionais de saúde sobre a prestação de atendimento adequado à vida. Esse é o objetivo do I Simpósio de Suporte Básico de Vida, que será realizado neste sábado (3) e domingo (4) no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares.

O Suporte Básico de Vida (SBV) envolve procedimentos necessários para prestar socorro às vitimas de trauma ou pacientes com algum mal súbito a fim de manter os sinais vitais e prevenir a vida. Segundo o coordenador do evento e professor do curso de Medicina, Vinícius de Almeida, o simpósio busca esclarecer e orientar o público, demonstrando que as ações básicas de atendimento são eficazes e podem ampliar as chances de sobrevida do paciente e reduzir possíveis complicações. “O evento será um ponto de partida para futuros projetos de extensão junto à comunidade e é fundamental para a qualificação dos alunos envolvidos.”

O simpósio reunirá palestras e treinamentos com temas relacionados ao SBV, como Atendimento Inicial à Vítima de Trauma, Imobilizações e Remoções de Vítima de Trauma e Ressuscitação Cardiopulmonar. Reservado para alunos do primeiro e segundo período do curso de Medicina do campus de Governador Valadares, o evento também é uma oportunidade para que os estudantes esclareçam dúvidas e possam compreender melhor os procedimentos no ato do atendimento. As atividades serão realizadas entre 7h e 17h no prédio da Faculdade Pitágoras, onde são ministradas as aulas da UFJF na cidade.

O evento contará com a participação do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Liga Acadêmica de Trauma da UFJF, e das delegacias do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e da Associação Médica Brasileira (AMB).

Confira aqui a programação completa.

Outras informações: vinicius.vieira@ufjf.edu.br