Preocupações rotineiras do dia a dia, como trânsito, relacionamentos, excesso de trabalho, cansaço e noites mal dormidas são apenas alguns dos motivos que levam uma pessoa ao estado de desequilíbrio emocional ou físico, mais conhecido como estresse. Com o objetivo de amenizar o problema e capacitar futuros profissionais, o professor do Departamento de Psicologia da UFJF, Almir Boechat, desenvolve o projeto de extensão “Oficina de Prevenção e Controle do Estresse”.
A iniciativa atua junto à população, por meio de atendimento no Hospital Universitário (HU/UFJF) e no Centro de Psicologia Aplicada (CPA). Segundo Boechat, a área de aplicação é ampla e “a disponibilização de atendimento adequado para controlar momentos de estresse em ambulatórios é fator potencial para evitar agravamentos no quadro de risco à saúde” de pessoas que vivem sobre pressões excessivas da vida moderna.
A técnica usada nas atividades é o Relaxamento Autógeno, que consiste no estímulo à concentração, ao relaxamento e ao desenvolvimento da capacidade do indivíduo de se autocuidar. “É essencialmente uma técnica psicofisiológica que ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, aproveitando o potencial de cada um para alcançar mudanças positivas em sua saúde física e psíquica”, afirma Boechat.
Capacitação
Segundo o docente, para tratar o estresse, caracterizado como o mal do século, é necessário que os futuros profissionais de saúde estejam preparados para atender as demandas dos pacientes. Devido a isso, o projeto também é direcionado aos estudantes do curso de Psicologia. Por meio da oficina de prevenção e controle do estresse, os alunos têm a possibilidade de aprenderem a teoria do Relaxamento Autógeno e também praticarem a técnica, primeiro em si mesmos e depois com outras pessoas. É o caso da estudante do terceiro período de psicologia, Nathálya Ribeiro. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. “O projeto proporciona sensação de bem-estar na medida em que aprendemos a lidar com a técnica de relaxamento”, conta.
Outras informações: (32) 3216-1029 (Centro de Psicologia Aplicada da UFJF)