Polo de Enriquecimento Cultural abre inscrição para cursos destinados à terceira idade

Aulas para a terceira idade começam em agosto

Aulas para a terceira idade começam em agosto (Foto: Arquivo/Proex)

O programa Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenado pela professora da Faculdade de Serviço Social, Sandra Arbex, oferece a partir do mês de agosto novas turmas para os cursos de Yoga, Dança Livre, Informática, Arte de Viver, Enriquecimento Cultural e Atualização de Conhecimento. A idade mínima para participar dos cursos é de 45 anos.

Com valores entre R$50 e R$ 60 mensais, os cursos, além de diversificados, são ministrados em diferentes horários. Segundo Sandra, os cursos e a carga horária foram planejados para os alunos terem melhor possibilidade de escolha por áreas de interesse. “O Polo Cultural oferece opções ao idoso de participar da atividade que escolhe com mais autonomia, o que facilita a participação desses alunos durante a aprendizagem.”

As inscrições já estão abertas e os interessados devem comparecer à sede do Polo, localizada na Avenida Rio Branco, 3372, Centro. Para realizar a matrícula, o interessado deve levar carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência. A Casa de Cultura funciona de segunda a sexta-feira, no período de 8h as 12h ou de 14h as 17h. As inscrições serão mantidas até terminarem as vagas para os cursos.

Pioneirismo
A UFJF foi uma das pioneiras no desenvolvimento de ações para a população idosa com a criação do Polo de Enriquecimento Cultural há 20 anos. Pesquisa divulgada recentemente pelo Centro de Pesquisas Sociais (CPS/UFJF) apontou a importância de se implementar ações para essa parcela da população, que cresce a cada ano. Nos últimos dez anos, Juiz de Fora apresentou crescimento dessa faixa etária na ordem de 45%, superior às médias mineira (42%) e nacional (41%).

Para Sandra, os números demonstram ainda mais a importância de desenvolver ações voltadas à população com mais de 60 anos. “Esse assunto era praticamente um tabu na sociedade. Antes, o idoso era considerado incapaz e não tinha mais papel na sociedade. Por isso, fazemos uma preparação para que as pessoas possam envelhecer com mais qualidade de vida.”

Mais informações: (32) 3215-4694 (Casa de Cultura)