Fechar menu lateral

Pró-reitoria de Extensão debate apoio às atividades do CRAS do bairro São Pedro

Representantes de entidades participam de dinâmica para ouvir e expor demandas (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Representantes de entidades participam de dinâmica para ouvir e expor demandas (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Com o objetivo de estabelecer parcerias que garantam a melhor qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade na região Oeste de Juiz de Fora, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Pedro procurou no final de junho a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) para solicitar apoio às ações sociais desenvolvidas na região.

No último dia 9, a pró-reitora adjunta de extensão, professora Maria Lúcia Polisseni, participou da reunião, organizada pela entidade, com o intuito de conhecer as demandas e avaliar de que maneira os projetos de extensão da UFJF podem contribuir com a população das áreas mapeadas. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes no encontro, que contou com a participação de representantes de entidades da região Oeste do município.

Na ocasião, foram debatidas as dificuldades enfrentadas na localidade e possíveis soluções para tais problemas. Segundo a coordenadora do CRAS Oeste, Simone Coimbra, a parceria com a UFJF é necessária, já que Universidade, por meio da extensão, tem muito a ensinar e a aprender com a comunidade. “Acredito que as ações devem estar articuladas, para que haja o enriquecimento do trabalho. Os projetos de extensão desenvolvidos na UFJF podem contribuir muito para a diminuição da vulnerabilidade da população.”

Durante a reunião, a pró-reitora adjunta ofereceu apoio às atividades do CRAS e às comunidades da região. Segundo Maria Lucia, a Proex pode agir de forma eficaz na melhoria das condições de vida dessa população. “A UFJF conta com centenas de iniciativas voltadas para a sociedade. É importante conhecermos as demandas dessas áreas, para que identifiquemos os projetos mais adequados à região e possamos atender as necessidades expostas.”

CRAS Oeste
O CRAS é mantido pela administração municipal e oferece serviços de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Segundo a assistente social do CRAS Oeste, Maria Inez Affonso, atualmente, o foco da entidade é mapear as áreas da região e monitorar as ações no território para que as famílias não se tornem vulneráveis. “Pretendemos romper o ciclo da pobreza, assim como outros tipos de violação. No entanto, as políticas públicas não são executadas isoladamente. Para isso, esperamos contar com o apoio de entidades parcerias, como a UFJF.”

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)