Ações de extensão da UFJF são contempladas com cerca de R$ 280 mil em edital do MEC

Quatro iniciativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram contempladas pelo Programa de Extensão Universitária 2014 (Proext), edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de financiar atividades de extensão durante o ano de 2014. Ao todo, serão investidos R$ 278.366,30 em três projetos e um programa.

Produção de alimentos nas comunidades quilombolas é uma das ações da iniciativa coordenada pelo professor Leonardo Carneiro (Foto: Leonardo Carneiro)

Quilombolas
Pela segunda vez consecutiva, o professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Leonardo Carneiro, teve sua iniciativa selecionada pelo edital. Em 2014, ele desenvolverá o programa “Ecomuseu de Comunidade Negras da Zona da Mata Mineira: entre saberes, sabores e fazeres”, que tem como objetivo articular, integrar e construir estratégias de acesso às políticas sociais, culturais e econômicas dentre as comunidades quilombolas da Zona da Mata.

A iniciativa atenderá as comunidades de São Pedro de Cima, Botafogo, Colônia do Paiol e São Sebastião da Boa Vista e os grupos de jongo de Carangola, Bias Fortes, Patrocínio de Muriaé e Recreio.  Segundo Carneiro, o recurso auxiliará “na permanência dos alunos no desenvolvimento das atividades do programa, além de garantir o trabalho de patrimonialização e a promoção de oficinas para as comunidades atendidas”.

Nutrição e saúde
Proporcionar orientações sobre saúde por meio de atividades de educação nutricional em grupo. Esse é o objetivo do projeto “Saúde na Balança”, coordenado pela professora do curso de Nutrição, Sheila Luquetti. A iniciativa, que receberá aporte de R$ 29.840,00, busca aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento da obesidade. Ao longo de 2014, a equipe do projeto realizará consultas individuais e sessões em grupo, nas quais serão trabalhados diferentes temas sobre nutrição, saúde e qualidade de vida, por meio de atividades lúdicas e pedagógicas.

Desenvolvimento Urbano
Pela primeira vez concorrendo ao edital, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Letícia Zambrano, teve sua iniciativa aprovada com nota máxima pelo MEC. Ao longo de 2014, ela coordenará as atividades do “Escritório-Escola Itinerante do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Avaliação e assessoria técnica em empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora”, que receberá incentivo de R$ 49.946,00.

A ação, que será desenvolvida no Condomínio Vivendas Belo Vale, localizado no bairro São Geraldo, pretende contribuir, por meio da formulação de uma metodologia específica, para o aprimoramento da qualidade arquitetônica e urbanística do empreendimento selecionado. Para isso, durante 12 meses, será instalado no local um escritório-escola itinerante, no qual a equipe dará suporte aos moradores acerca de adequações de espaços comuns. Segundo Letícia, “com o apoio do MEC será possível investir na compra dos materiais de consumo e equipamentos permanentes, na instalação do escritório itinerante e no pagamento dos bolsistas que desenvolverão as atividades”.

No primeiro ano de participação no Proext, campus de Valadares teve uma proposta contemplada pelo MEC

Campus de Governador Valadares
No primeiro ano de participação no edital do MEC, o campus avançado de Governador Valadares teve um projeto selecionado. A ação “Educação e Tratamento para Pacientes com Ronco e Síndrome de Apneia obstrutiva do sono”, coordenada pela professora do curso de odontologia, Roberta Passos, receberá aporte de R$ 49.980,30. A iniciativa buscará conscientizar a população sobre a síndrome e oferecer suporte aos pacientes, reduzindo complicações posteriores como hipertensão arterial sistêmica, arritmias, hipertensão pulmonar, depressão, alterações de personalidade, problemas de memória e aprendizado e acidentes de trânsito e trabalho.

Resultado
O resultado alcançado pela UFJF neste ano foi inferior ao registrado em 2012, quando sete iniciativas foram contempladas pelo MEC. Para o pró-reitor de extensão, professor Marcelo Dulci, é necessário avaliar o resultado deste ano e aprimorar as propostas, de forma com que elas atendam aos requisitos do edital. “Nosso resultado ficou aquém do esperado, mesmo com o envio recorde de 31 propostas. Precisamos analisar os projetos enviados este ano e trabalhar para o aprimoramento dos mesmos para o próximo ano.”

Iniciativas da UFJF contempladas pelo MEC:

Programa:

1) Ecomuseu de Comunidade Negras da Zona da Mata Mineira: entre
saberes, sabores e fazeres – Leonardo Carneiro – R$148.600,00

Projetos:

1) Saúde na Balança – Sheila Luquetti – R$ 29.840,00

2) Educação e Tratamento para Pacientes com Ronco e Síndrome de
Apneia obstrutiva do sono – Roberta Passos (Governador Valadares) – R$ 49.980,30

3) Escritório-Escola Itinerante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da
UFJF: Avaliação e assessoria técnica em empreendimento do Programa Minha