Programa de extensão elabora e revisa planos diretores de municípios mineiros

Equipe do programa Urbanismo em Minas Gerais debate planos diretores de Matias Barbosa e Simão Pereira (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

Com o propósito de entender a formação das cidades e a atuação dos urbanistas em Minas Gerais nas áreas de planejamento municipal, o grupo de pesquisa e extensão Urbanismomg elaborou o programa de extensão “Urbanismo em Minas Gerais”, coordenado pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fábio Lima. Atualmente, o programa iniciou o trabalho de elaboração do plano diretor de Matias Barbosa e o de revisão de Simão Pereira. “Auxiliamos na formulação de leis usadas por cada município para a implantação de políticas públicas no desenvolvimento da ocupação urbana do território”, afirma Lima.

O grupo divide o trabalho extensionista em dois momentos. O primeiro abrange leituras técnicas, estudos e levantamentos com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para entender as dinâmicas e necessidades do espaço de atuação. O segundo passo envolve o contato direto com as comunidades. Segundo Lima, esse diálogo ocorre a partir de visitas a escolas, distritos, lideranças locais, associações de moradores, políticos e representantes religiosos. “O projeto permite conhecer a realidade local, entender as demandas, analisar problemas e estabelecer diretrizes para rever o quadro de desenvolvimento do município na tentativa de, por exemplo, reverter situações de risco e criar possibilidades turísticas para as cidades.”

Matias Barbosa terá plano diretor desenvolvido pela equipe do programa Urbanismo em Minas Gerais (Foto: Daniel Machado)

A assistência técnica que o grupo Urbanismomg proporciona aos municípios na formulação de mecanismos de planejamento direcionados à gestão municipal é oferecida desde 2005. Desde então, a equipe da UFJF atuou em Chácara, Coronel Pacheco, Mar de Espanha, Rio Preto, Santana do Deserto e Simão Pereira. Com exceção de Rio Preto, onde o plano diretor encontra-se em discussão, nos demais municípios os planos já foram aprovados com algumas modificações. Segundo Lima, depois de elaborados e aprovados, os planos diretores continuam a ser acompanhados pelo grupo de pesquisa e extensão, por meio das Jornadas de Planejamento Municipal, e, quando necessário, são revisados, como ocorre atualmente em Simão Pereira.

Contribuição
O programa “Urbanismo em Minas Gerais” é também uma espécie de laboratório para a formação e o aperfeiçoamento dos panoramas municipais, além de oferecer cursos e oficinas direcionados às comunidades. “Com todas as dificuldades inerentes ao processo desencadeado nos municípios, essa experiência possibilita capacitar profissionais envolvidos nos trabalhos do núcleo”, afirma Lima.

Segundo Fábio, equipe da UFJF ouve as comunidades locais para desenvolver os planos diretores (Arquivo/UFJF)

A bolsista e aluna do curso de Turismo, Bianca Veiga, avalia o trabalho de extensão e compreende que o programa contempla a formulação de planos de restauração de patrimônio das cidades. “Além da contribuição na formação profissional, a extensão é primordial para o aluno confrontar e unir a teoria à prática e estimular a pesquisa a partir do que é ensinado na academia.”

Multidisciplinaridade
O programa envolve profissionais e alunos de diferentes áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Turismo, Engenharia, Comunicação, Ciências Sociais, Saúde e Educação. Além de 20 estudantes, a ação conta com a participação dos professores Luciane Tasca, Gustavo Abdalla e Raquel Portes e dos arquitetos Douglas Montes, Helena Tuler e Bárbara Lopes. A iniciativa conta com apoio e financiamento de órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Cidades.

Outras informações: www.ufjf.br/urbanismomg