Iniciativa aproxima comunidade de profissionais da área de Direito em Valadares

No dia 23 de maio, o projeto debateu o assunto administração pública e o fomento dos direitos sociais (Divulgação)

Estreitar laços com a comunidade de Governador Valadares, sobretudo com os profissionais que atuam na área jurídica. Esse é um dos objetivos do projeto de extensão “O Direito e as Contingências”, coordenado pela professora do curso de Direito do campus avançado Fernanda Alcântara. “Ao mesmo tempo em que conhecemos a comunidade local, o projeto permite também que nos apresentemos a ela”, destaca. Ao todo, dez integrantes fazem parte da iniciativa, sendo quatro professores e seis alunos.

Criado em 2012, o projeto funciona por meio de palestras que são ministradas pelas autoridades locais. De acordo com a coordenadora, os temas são escolhidos pelos próprios palestrantes. “Os profissionais são convidados para contar suas experiências, os cargos que ocupam e as atividades que desenvolvem na região. Logo após a exposição do convidado, o mediador faz alguns questionamentos e cede a palavra ao público”. A docente completa que as atividades são realizadas quinzenalmente, com duração entre uma e três horas.

A iniciativa é destinada às comunidades local e acadêmica. Desde o início da ação, já foram realizadas oito palestras com diferentes temas como tendências atuais da área jurídica, direito do trabalho, segurança jurídica, prevenção e solução extrajudicial de conflitos, carreira de delegado de polícia e assessoria jurídica da administração pública.

Professora Fernanda Alcântara (ao centro) ao lado dos estudantes participantes do projeto (Divulgação)

Atividades programadas
Nesta quinta-feira (27), o projeto contará com a participação do promotor de justiça Leonardo Maia, da Coordenadoria do Meio Ambiente. Ele ministrará a palestra “Atuação de defesa do meio ambiente pelo Ministério Público a partir das bacias hidrográficas”.

O evento será realizado às 19h00, no auditório da subseção de Governador Valadares da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na Praça Vereador Mário Rocha, n° 73, Centro.  O interessado em participar da atividade deve comparecer ao local no horário determinado. Todos os participantes receberão certificado.

Já no dia 04 de julho, no mesmo horário, será a vez do procurador da república Bruno Costa Magalhães participar da iniciativa. Ele apresentará o tema “A atuação do Ministério Público Federal: atualidades e desafios”.

Outras informações: