Fechar menu lateral

Proex reúne comissões de áreas temáticas e escolhe grupo para organização de seminário

No encontro, professores puderam trocar experiências sobre os projetos (Foto: Willian Oliveira/Proex)

No encontro, professores puderam trocar experiências sobre os projetos (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Mostrar o trabalho realizado pela coordenação das áreas temáticas da extensão e escolher uma comissão para a organização do VIII Seminário de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), previsto para outubro. Com esses objetivos, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizou no último dia 11 reunião com os representantes das oito áreas temáticas.

A professora Marilene Sansão, que está à frente das comissões, apresentou o trabalho desenvolvido por ela desde o início deste ano, no qual buscou sistematizar a extensão na UFJF, por meio de suas áreas e linhas temáticas. A professora mostrou o levantamento feito a partir dos 600 projetos institucionalizados na Proex e explicou que o trabalho leva em conta a orientação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). “Nosso objetivo é conseguir integrar as ações para levar uma proposta da Universidade para os municípios. Depois de aglutinar todos os projetos, chegaremos a uma fundamentação mais sólida para fazer isso.”

Para o professor da Faculdade de Direito e integrante da comissão da área de Trabalho, Fernando Guilhon, as reuniões permitem maior interação entre os coordenadores de projetos. “O trabalho das comissões temáticas será fundamental, pois os projetos, de uma maneira geral, não dialogam entre si.”

Marilene ressaltou a necessidade de agrupar as iniciativas para serem apresentadas aos municípios (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Marilene ressaltou a necessidade de agrupar as iniciativas para serem apresentadas aos municípios (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Já a professora da Faculdade de Engenharia Thaís Mayra acredita que a realização de um seminário para extensão permitirá a todos os coordenadores a terem uma visão mais clara sobre a extensão universitária. “Comecei a entender o funcionamento da Proex após participar das reuniões no ano passado. Levei essas informações para o meu departamento, para que todos pudessem entender que as atividades que nós já realizávamos poderiam ser registradas como extensão”, conta a professora, que integra a coordenação da área Tecnologia e Produção.

Ao final do encontro, foi escolhido um grupo de trabalho que discutirá os rumos a serem seguidos pelo VIII Seminário de Extensão da UFJF, a ser promovido pela Pró-reitoria de Extensão no mês de outubro.

Confira os representantes da comissão para organização do evento:

1) Jorge Felz (Comunicação)
2) Thaís Mayra (Tecnologia)
3) Cézar Barra (Meio Ambiente)
4) Alice Mayer (Cultura)
5) Deniza Machado (Educação)
6) Maria Helena Braga (Saúde)
7) Fernando Guilhon (Trabalho)
8) Maíra Fajardo (Direitos Humanos)

Outras informações: assessoria.proex@ufjf.edu.br (Assessoria de Áreas Temáticas/Proex)