João XXIII recebe exposição de gravuras da artista Cida Santos

Xilogravuras de Cida Santos ficarão expostas na Galeria Edson Pável Bastos do colégio (Divulgação)

O Colégio de Aplicação João XXIII recebe entre os dias 10 e 28 de junho na Galeria Edson Pável Bastos a exposição “Impressões Pessoais” da artista Cida Santos, graduada em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduada em Artes, Culturas Visuais e Comunicação, também pela UFJF.

Uma técnica milenar, que transforma pensamentos turvos em impressões acerca de um universo de sonhos, ilusões e que também expressa uma visão irônica da vida. Essa é uma das maneiras de descrever as gravuras da artista. A xilogravura tem a madeira como matriz e garante a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. Essa técnica veio para o Brasil com os portugueses e hoje faz parte da cultura nacional, principalmente na região Nordeste, onde a xilogravura e a literatura de cordel estão relacionadas.

De acordo com Cida, o processo de entalhar as pranchas de madeira, além de transpor pensamentos para impressões que ganham vida, mostra-se como importante instrumento de análise do fazer artístico.

Visitação

A exposição integra o projeto de extensão Arte em Trânsito ConVida, que tem como objetivo aproximar os alunos do universo das artes, com experiências dentro e fora da sala de aula, além de oferecer possibilidades para que não apenas estudantes, mas funcionários e a comunidade confiram exposições de diferentes artistas de Juiz de Fora e região. A exposição “Impressões Pessoais”, de Cida Santos, poderá ser visitada gratuitamente de 10 a 28 de junho, de segunda a sexta, das 7h às 18h, na Galeria Edson Pável Bastos, no Colégio de Aplicação João XXIII.

Outras informações:

(32) 3229-7602/7603 (Colégio de Aplicação João XXIII)