Professor da UFJF lança livro em congresso internacional sobre drogas

Congresso sobre drogas discute prevenção e políticas públicas

Congresso sobre drogas discute prevenção, abordagens e políticas públicas (Foto: Willian Oliveira/Proex)

O lançamento do livro “Ações Integradas Sobre Drogas: Prevenção, Abordagens e Políticas Públicas”, organizado pelo professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Telmo Ronzani,  marcou o encerramento do IV Congresso Internacional Sobre Drogas. O evento, realizado nos últimos dias 27 e 28, reuniu importantes nomes da pesquisa da área e debateu assuntos como a polêmica em relação ao processo de internação voluntária e compulsória. “O interessante é vermos as pessoas, principalmente de fora do país, trazendo experiências novas”, afirma a pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Poty Colaço.

Ronzani destaca que, além de uma forma de divulgar os trabalhos que estão sendo realizados pelos pesquisadores, o congresso também tem papel de mobilizar as pessoas a  realizarem pesquisas e os gestores a atuarem de forma mais fundamentada e com mais qualidade para que os indicadores sobre as drogas possam mudar efetivamente. “O evento é importante, pois divulga uma série de informações, não só para quem está na academia, mas também para quem está no trabalho prático. É importante essa troca de experiências acadêmicas com aqueles que estão em atividade”, destaca a aluna de doutorado da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Adriana Barbosa.

A tarde do último dia do evento foi reservada para as apresentações de trabalho e mesa redonda sobre os “Desafios dos Centros Regionais de Referência como Articuladores da Rede Atenção aos Usuários de Drogas”. A apresentação dos trabalhos foi realizada simultaneamente em quatro salas, de forma que os participantes pudessem escolher qual apresentação assistir. Ao final da tarde, foi realizada uma premiação para os melhores trabalhos.

O livro

Telmo Ronzani: " A ideia é que o livro contribua efetivamente na tentativa de solucionar o problema das drogas”

Telmo Ronzani: ” A ideia é que o livro contribua efetivamente na tentativa de solucionar o problema das drogas” (Foto: Willian Oliveira/Proex)

A obra será lançada pela Editora UFJF e possui autores da própria instituição de ensino, de outras universidades e de colaboradores de outros países. Segundo Ronzani, a publicação é uma coletânea de alguns capítulos que congregam o trabalho do Centro de Referência em Pesquisa, Internação e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia). De acordo com o docente, o Crepeia está em fase de planejamento para atendimento de usuários de outras substâncias em nível ambulatorial e tem parcerias com os governos federal, estadual e municipal em ações de prevenção e capacitação de profissionais de diversos setores da administração pública.

Ronzani afirma que o livro tem utilidade tanto para estudantes e profissionais de diversas áreas, quanto para gestores, que poderão aplicar ações mais efetivas no campo de álcool e drogas. “Nós abordamos diversos temas, como prevenção e políticas sobre drogas e contamos com diversos colaboradores nacionais e internacionais. A ideia é que o livro contribua efetivamente na tentativa de solucionar o problema das drogas.”