II Semana do Meio Ambiente debate problemas ambientais; inscrições vão até hoje (29)

Banner_SemanadoMeioAmbienteO polo de Juiz de Fora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (Cieam), em parceira com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), organiza a segunda edição da Semana do Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 3 e 7 de junho.

De acordo com o coordenador do curso de Análise Ambiental da UFJF, Cézar Barra, o principal objetivo do evento é chamar atenção das pessoas para as questões que ainda não são debatidas pelas autoridades. “Percebemos que a sociedade está muito alienada às questões ambientais e também não consegue enxergar que esse assunto interfere no cotidiano dela.”

Na tentativa de modificar esse cenário, foi montada uma programação variada de palestras, debates, passeio ecológico e mesa redonda. Além disso, os inscritos terão a oportunidade de participar do curso “Ecologia Básica e Elaboração de Projeto”. As aulas serão ministradas no Núcleo de Análise Geoambiental (Nagea) da Faculdade de Engenharia, das 18h00 às 21h00, durante toda a semana do evento. O curso é aberto para alunos da UFJF e também para comunidade externa.

Segundo Cezar, evento buscará discutir assuntos ambientais que são esquecidos pelas autoridades (Foto: Alexandre Dornelas/Secom)

Segundo Barra, a novidade desta edição é a programação itinerante. “Na primeira edição, em 2011, todas as atividades foram realizadas na Faculdade de Engenharia e, desta vez,não vamos ter um local específico. Queremos chegar mais na população para que ela consiga entender os problemas ambientais e possa se mobilizar.”

Inscrições
Qualquer pessoa pode participar da II Semana do Meio Ambiente, mas algumas ações serão oferecidas exclusivamente para escolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje (29) pelo telefone (32) 2102-3414 ou pelo e-mail cieajf@gmail.com. É necessário que os interessados informem em quais atividades desejam participar. A inscrição só será efetivada, após o envio do e-mail de confirmação.

Confira aqui a programação completa.