Fechar menu lateral

Projeto de extensão aborda segurança alimentar e agricultura urbana em Valadares

Os bolsistas Fernanda Hellen e Victor Coelho já iniciaram as atividades do projeto (Foto: Divulgação)

Os bolsistas Victor Coelho e Fernanda Hellen já iniciaram as atividades do projeto em Valadares (Foto: Divulgação)

A preocupação com a segurança alimentar e com a agricultura urbana. Esse é o foco do projeto “Agricultura urbana promovendo biodiversidade, saúde e segurança alimentar em Governador Valadares”. A atividade, coordenada pelo professor Reinaldo Teixeira, é uma das 15 ações extensionistas do campus avançado institucionalizadas pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo o coordenador, a iniciativa procura atender a uma demanda da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, que tem interesse em retomar as atividades desenvolvidas pelo projeto “Cidade Verde”, realizado entre 2001 e 2004.

Na época, foi criado um fórum de discussão, que produziu um levantamento sobre as experiências de agricultura urbana e um banco de informações. Após o estudo, áreas foram selecionadas e divididas em lotes, que ficaram sobre responsabilidade de agricultores. Foram implantadas mais de 50 hortas comunitárias. A ação fazia parte de um programa da Organização das Nações Unidas (ONU), que também foi desenvolvido nas cidades de Cienfuegos (Cuba) e Rosário (Argentina).

Além de retomar a iniciativa, o projeto da UFJF busca formar agentes multiplicadores a fim de tornar acessível a agricultura urbana e a segurança alimentar em diferentes bairros da cidade. “Iremos oferecer cursos, oficinas e eventos para a divulgação e a troca de experiências. Para os grupos de agricultores urbanos, também serão adotadas técnicas de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), adaptadas a essa temática”, adianta Teixeira.

Público alvo
O projeto é voltado para agricultores urbanos e estudantes de escolas públicas do município. Segundo o professor, “a iniciativa busca aproximar a Universidade dos problemas e dos desafios socioambientais de Governador Valadares, por meio de atividades realizadas em parceria com outras instituições. Além disso, daremos visibilidade às experiências agroecológicas e à diversidade de atividades e espaços para a melhoria da qualidade de vida da população”.

Para o bolsista Victor Coelho, acadêmico do curso de Farmácia, a iniciativa proporcionará seu contato com o cotidiano da população local. “Acredito que irei adquirir conhecimentos sobre os temas envolvidos, o que irá contribuir para a minha vida acadêmica.” O interesse por agricultura foi o que motivou a estudante Fernanda Hellen, do curso de Farmácia, a participar da iniciativa. “Sempre gostei de hortas e percebi no projeto a chance de trabalhar com isso.”

Primeira etapa
As atividades estão em fase inicial. Recentemente, o projeto foi apresentado a diferentes setores da sociedade, por meio de um evento realizado pela Pró-reitoria de Extensão, em parceria com a prefeitura local. Segundo o professor Reinaldo Teixeira, o encontro permitiu aos professores da UFJF perceber as principais demandas da comunidade, assim como articular com representantes das secretarias municipais de meio ambiente e educação.