Museu de Malacologia comemora Dia Mundial do Museu com programação especial

Programação especial do Museu de Malacologia prevê visitas guiadas até o dia 24 (Foto: Willian Oliveira/Proex)

O Museu de Malacologia professor Maury Pinto de Oliveira da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início na última segunda (13) à programação da Semana Nacional de Museus, uma ação anual em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no próximo dia 18.

Até o dia 24 de maio, serão realizadas visitas guiadas com alunos de escolas municipais e estaduais e com pessoas da comunidade. As visitas serão realizadas entre 8h e 17h e devem ser agendadas pelo telefone (32) 2102-3221.

No dia 20 de maio, às 9h, será promovida a palestra “O Museu de Malacologia como espaço não formal de ensino”, proferida pelo mestrando Vinícius Pilate.  Já no dia 21, professores convidados participarão de mesa redonda sobre o tema “Memória + Criatividade = Mudança Social” às 9h e às 14h. Os encontros serão realizados no anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Comportamento Animal, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). As inscrições devem ser feitas na secretaria do ICB.

Segundo a organizadora do evento, professora Maria Alice Allemand, a Semana tem como objetivo mobilizar os museus brasileiros a desenvolverem atividades especiais relacionadas à memória e à criatividade, na busca da mudança social. “Na Semana, estimulamos a visitação aos museus e despertamos nos visitantes a curiosidade e o respeito pelo meio em que vivemos, pois, geralmente, só conservamos e cuidamos do que conhecemos”, conta Maria Alice.

Semana Nacional de Museus
A Semana é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem por objetivo promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro, considerado como um dos dispositivos de inclusão social e cidadania. O tema escolhido este ano busca conciliar a tradicional missão dos museus de conservar a história com a criatividade necessária para sua própria inovação e para o desenvolvimento cultural das sociedades.

Outras informações:
(32) 2102-3221 (Museu de Malacologia)

Programação:

De 13/05 a 24/05 – Visitas guiadas

Dia 20/05 às 9h – Abertura e palestra “O Museu de Malacologia como espaço não formal de ensino”, proferida pelo mestrando Vinícius Pilate

Dia 21/05 às 9h e às 14h – Mesa Redonda com o tema “Memória + Criatividade = Mudança Social” – professores Cristiano Lara Massara (Centro de Pesquisas René Rachou/Fio Cruz – BH), Daniel Sales Pimenta (ICB/UFJF), Maria Alice Allemand (ICB/UFJF) e Sthéfane D’Ávila (ICB/UFJF).