Pró-reitora adjunta participa do XXXIII Encontro Nacional do Forproex

A pró-reitora adjunta de extensão, professora Maria Lúcia Polisseni, esteve presente no XXXIII Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), realizado no início desta semana, no período de 06 a 08 de maio. “Políticas Afirmativas e Juventude” foi o tema do encontro deste ano cujo principal objetivo foi estimular discussões que possibilitem a articulação de políticas extensionistas voltadas para o exercício da cidadania e transformação social.

Segundo Maria Lúcia, o encontro cumpriu o papel de reunir os pró-reitores e estimular o desenvolvimento das atividades extensionistas, principalmente no que tange a organização da extensão em oito áreas temáticas. “As Universidades estabeleceram um pacto de trabalharem em grupo uma metodologia para o desenvolvimento das áreas temáticas. Além disso, reafirmaram a organização da extensão nas áreas já existentes.” A pró-reitora adjunta ainda destaca a iniciativa da formação de um fórum de discussões na página do facebook do Fórum com a finalidade de debater os projetos desenvolvidos e demais assuntos ligados à extensão.

Pró-reitores reunidos no encerramento do evento (Foto: Divulgação/Forproex)

Além de traçar a agenda das próximas intervenções do Fórum, o encontro estimulou a reflexão sobre o fazer da extensão universitária; a gestão e as possibilidades de melhoria; e as conquistas já consolidadas em algumas instituições. A pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora Sandra de Deus, foi reeleita presidente do Fórum em processo eleitoral realizado no dia 07 após votação realizada no encontro. Presidente da entidade desde 2012, Sandra segue novo mandato até maio de 2014.

O Forproex
O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) foi criado em 1987 durante o I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas, realizado em Brasília. Dessa reunião, foram formuladas diretrizes conceituais e políticas de ação para as Instituições de Ensino Superior do país e para o Plano Nacional de Extensão.