Fechar menu lateral

UFJF encaminha 18 propostas ao edital da Fapemig de apoio a projetos de extensão

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) recebeu o pedido de 18 docentes interessados em concorrer ao edital de apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As iniciativas são de diferentes cursos, entre eles comunicação social, arquitetura e urbanismo, biologia e nutrição. Entre as propostas, duas são de professores do campus avançado da UFJF, em Governador Valadares.

O regulamento busca financiar projetos de extensão e tem como finalidade  fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade. Neste ano, a Fapemig disponibilizará R$ 2 milhões de reais aos projetos aprovados. Cada proposta deverá ter o financiamento de, no máximo, R$50 mil reais, que deverá ser investido em bolsas, despesas operacionais, equipamentos e material permanente, locação de veículos, materiais de consumo gráfico e de divulgação, passagens, diárias e software. As iniciativas devem ser feitas por um grupo de pesquisadores com linha de pesquisa multidisciplinar. O resultado será divulgado no site da Fapemig, em data a ser definida.

Ano passado
Em 2012, quatro propostas da UFJF foram aprovadas: “Vida e saúde: atividade física para mulheres com câncer de mama”, coordenado pela professora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Eliana Lucia Ferreira, “Laboratório de aprendizagem colaborativo em criação sonora”, sob a orientação do professor do Instituto de Artes de Design (IAD), Daniel Quaranta, “Curso de mídias digitais e desenvolvimento de objetos de aprendizados para professores e alunos do ensino básico”, ministrado pela docente da Faculdade de Engenheira, Flávia de Souza Bastos e “A efetividade da terapia cognitivo-comportamental de grupo de pacientes com fobia social: pesquisa e extensão”, coordenado pelo professor do curso de Psicologia, Lélio Moura Lourenço.

Proext
Neste ano, outro edital que apresentou crescimento na procura foi o do Programa de Extensão Universitária 2014 (Proext) do Ministério da Educação. Foram submetidas 31 propostas, sendo 19 projetos e 12 programas. O número é superior ao registrado em 2013, quando 23 ações foram encaminhadas ao MEC.

Lista
Confira aqui a lista de projetos submetidos à Fapemig

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)