Fechar menu lateral

Edição especial do projeto “Violões na Casa” apresenta primeiros bacharéis em música da UFJF

Matheus Cavalari fala sobre a experiência de fazer parte da primeira turma de bacharéis em música da UFJF (Foto: Willian Cristian Oliveira/Proex)

O projeto de extensão “Violões na Casa” recebeu nesta segunda-feira, 29, o recital de formatura de Matheus Cavalari, primeiro bacharel em violão formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “É muito boa a sensação de ser o primeiro a inaugurar esse curso, que sem dúvida, vai prosseguir muito bem”, destaca Cavalari.

Cavalari realizou apresentação de violão erudito, na qual executou peças de compositores como Sérgio Assad e Sebastian Bach. O violinista conta que montou o repertório com artistas que o confrontam desde o início do curso. “No começo eu era muito fraco tecnicamente. Essas foram as peças de nível mais avançado e eu não quis desistir”, comenta Matheus que já havia se apresentado no “Violões na Casa”. Ele conta que apesar de ter sido mais trabalhosa, essa foi a apresentação em que se sentiu mais tranquilo. “Foi um exercício espiritual. Essa apresentação ajudou muito na questão de me controlar. Eu normalmente fico nervoso nesses momentos.”

O coordenador do projeto, professor do curso de Bacharelado em violão,Luís Leite, destaca a emoção de ver o primeiro aluno do curso a se formar e constatar que os objetivos de desenvolvimento de autonomia e maturidade artística foram alcançados pelo aluno. “Eu fiquei muito feliz de ver o Matheus mais maduro no palco. Ele mostrou uma personalidade muito forte.”

Violões na Casa

Plateia aplaude de pé a apresentação de Matheus Cavalari (Foto: Willian Cristian Oliveira/Proex)

O projeto “Violões na Casa” é uma série mensal de concertos que tem sempre o violão como protagonista. “O objetivo é criar uma periodicidade e que o público possa se acostumar com esse evento e vir prestigiar e conhecer um pouco mais sobre esse instrumento”, conta Luís Leite. As apresentações são realizadas em toda última terça-feira do mês na Casa de Cultura, localizada na avenida Rio Branco, 3.372, Centro.

A turma de Bacharelado em Música também conta com a presença de Robert Anthony, violonista que fará seu recital de formatura nesta terça-feira, 30, às 20:30h, na Casa de Cultura da UFJF. O músico pretende executar peças tanto da música erudita, quanto da popular. As apresentações são referentes às defesas de trabalho de conclusão de curso dos estudantes.