Fechar menu lateral

Colégio de Aplicação João XXIII recebe, nesta segunda-feira (29), a exposição “Mosaicos”

Obra Pelourinho, do artista mineiro Leonardo Paiva (Imagem retirada do Google)

Uma vertente da arte bastante conhecida e valorizada em todo o mundo poderá ser apreciada na cidade de Juiz de Fora a partir desta segunda-feira, 29, às 19h. O Colégio de Aplicação João XXIII recebe a exposição “Mosaicos”, com obras assinadas pelo artista Leonardo Paiva. Organizada pelo projeto “Arte em Trânsito ConVida”, coordenado pelo professor de artes do Colégio de Aplicação, Nelson Faria, a iniciativa é direcionada a alunos, professores, funcionários e demais interessados em conhecer o trabalho com mosaicos. “A intenção é proporcionar um momento em contato com a arte valorizando, sobretudo, manifestações artísticas da cidade e região”, explica Faria.

Natural de Santos Dumont, Leonardo Paiva, egresso do curso de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá expor algumas das suas produções artísticas a partir de temática diversificada. Paiva já realizou 15 exposições individuais e mais de 30 participações em exposições coletivas. Sua primeira exposição foi realizada em 1997, quando já trabalhava com mosaicos. Atualmente, além de atuar como professor na rede municipal de ensino, o artista é membro da Confraria da Arte, grupo de artistas plásticos que visa à discussão e o incentivo da arte em Juiz de Fora e região. O artista é o único mineiro no Rio Mosaico, coletivo de mosaicistas do Rio de Janeiro.

A exposição ficará aberta ao público para visitação, com entrada franca, de segunda à sexta, de 7h às 18h e aos sábado e domingos, de 15h30 às 20h30, até o dia 17 de maio, na Galeria Edson Pável Bastos, localizada no Colégio de Aplicação João XXIII.

O projeto

Com o objetivo de atrelar arte e educação e aumentar o acesso de alunos e professores às produções culturais, o projeto “Arte em Trânsito ConVida”, coordenado pelo professor Nelson Faria,  propõem dinamizar a Galeria de Arte Prof. Edson Pável Bastos com exposições de artistas e alunos do bacharelado em Artes do Institudo de artes e design (IAD) da UFJF.

Diante de um cenário nacional em que as obras de arte são pouco divulgadas e o acesso do público aos elementos artísticos é restrito, a iniciativa propõe, segundo Nelson Faria, proporcionar aos estudantes do Colégio de Aplicação maior contato com o universo da Arte, além daquele vivenciado em sala de aula e estimular os próprios alunos o exercício da criatividade.  “A intenção é promover o diálogo entre os artistas e os discentes sobre o fazer artístico e o mercado de arte. Usado como espaço cultural para exposições, a Galeria possibilita aos professores, funcionários, bolsistas, estagiários, alunos, pais de alunos e demais membros da comunidade maior interação com a Arte”, conclui.

Outras informações: 3229 – 7602 ou 3229 – 7603