Semana de Iniciação do Gestar II promove qualificação de professores da rede estadual

Gestar II contribui para a formação de professores da rede municipal (Foto divulgação)

Termina nesta sexta-feira, 12, a Semana de Iniciação do Gestar II (Gestão de Aprendizagem Escolar), um programa de formação continuada de professores do sexto ao nono ano de língua portuguesa e matemática. O projeto, em Minas Gerais, é uma política pública desenvolvida pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Colégio de Aplicação João XXIII.

A mesa de abertura do programa aconteceu na última segunda-feira, 08, e contou com a participação da coordenadora geral do projeto, professora do Departamento de Matemática Daniela Motta de Oliveira, o diretor geral do Colégio João XXIII, professor José Luiz Lacerda, a pró-reitora adjunta de extensão, professora Maria Lúcia Polisseni e a diretora de ensino do Colégio João XXIII, professora Andréa Vassalo Fagundes. O encontro dessa semana corresponde ao primeiro de quatro encontros presenciais que acontecerão durante dez meses de projeto.

O evento
O programa atenderá aos professores da região metropolitana de Belo Horizonte e da 18º superintendência regional de ensino, que corresponde à região de Juiz de Fora. Ao todo, são 63 professores tutores que vão repassar o que aprenderam no projeto para os seus municípios. “Na prática, vamos atingir cerca de 2500 professores do estado de Minas Gerais nesse projeto”, conta Daniela.

A seleção foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação de MG, de acordo com a quantidade de professores que tinham interesse em participar do programa. Foram criadas turmas nos diferentes municípios e a partir daí a Secretaria indicou professores da rede. “Existe um tutor para cada 25 alunos. Pode haver variação, mas essa é a regra geral do programa”, explica a coordenadora. Ela afirma que a formação continuada é um direito do professor e uma obrigação do estado. “O docente tem o direito de ter uma formação ao longo de sua vida profissional para que possa se atualizar e conhecer novas perspectivas de trabalho.”

Experiências Anteriores
É a segunda vez que o projeto é desenvolvido no estado de Minas Gerais. Entre 2010 e 2011 o Gestar II atendeu as redes municipais. Desta vez, o projeto contempla os professores da rede estadual. No primeiro ano o programa trabalhou com 26 tutores, já esse ano, serão 63. Segundo a coordenadora, o projeto vai atingir muito mais municípios e professores e, consequentemente, mais alunos serão beneficiados.

Daniela destaca que o balanço do primeiro ano foi positivo e que o impacto do programa continua acontecendo positivamente. “Ao formamos tutores, procuramos criar um grupo de pessoas que possa continuar a difundir as perspectivas de trabalho que são discutidas aqui. Essa é a ideia do Gestar.”