Projeto orienta cuidados com a saúde bucal a crianças da rede municipal

Projeto da Faculdade de Odontologia incentiva a informação sobre saúde bucal em escolas da rede municipal

“Escove os dentes sempre após as refeições” e “use o fio dental” são frases recorrentes que ouvimos desde pequenos. São cuidados simples que fazem toda a diferença. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo projeto de Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010), houve, nesse ano, redução no número na ocorrência de cárie. Além de compor a boa aparência, o belo sorriso também é reflexo de uma vida saudável. Doenças cardíacas, derrame cerebral, partos prematuros, crianças de baixo peso e a diabetes podem ter relação com problemas bucais.

Para auxiliar na prevenção de tais problemas, o projeto “Escova-ação” atua em escolas municipais com o objetivo de informar alunos entre três e seis anos. A coordenadora da iniciativa, professora da Faculdade de Odontologia Marília Nalon, explica que as atividades iniciaram em 2003 quando perceberam a carência de educação voltada ao assunto. “Na medida em que as escolas nos procuravam e as mães das crianças no abordavam, vimos a necessidade de desenvolver o projeto na rede pública.”

Por meio de brincadeiras, crianças da rede municipal aprendem cuidados básicos, como a escovação

Diversas escolas já foram atendidas pela iniciativa. Nesse ano, a Escola Municipal Profª Maria Aparecida Sarmento, no bairro Jardim Casablanca, recebe o auxílio de duas bolsistas da Faculdade de Odontologia, Fernanda Felipe e Isadora Conde. O conteúdo das ações é preparado pelas acadêmicas e aplicado pelas professoras. São atividades que buscam integrar os alunos de forma recreativa. Diferente do que pensamos, as informações sobre cuidado bucal podem ser apresentadas nas escolas em todas as disciplinas, como matemática e português, destaca Marília.

Para a docente e as universitárias, a recepção dos pais e alunos tem sido positiva e tem superado as expectativas. A única dificuldade é a participação e o interesse das professoras no projeto. Por isso, será elaborado questionário para entender as causas desse conteúdo não fazer parte da rotina educativa e como motivá-las para sua integração. O trabalho conjunto e o conhecimento em outras iniciativas complementam o sucesso do projeto. “A participação em outros projetos contribui e aprimora nas ideias que são implantadas”, ressalta Isadora.