Campus de Governador Valadares se destaca no envio de propostas para o edital do Proext 2014

O campus avançado da UFJF em Governador Valadares enviou três  propostas de atividades extensionistas para o edital do Programa de Extensão Universitária 2014 (Proext) do Ministério da Educação (MEC). Os projetos enviados por Valadares correspondem a aproximadamente 10% das 31 propostas de financiamento encaminhadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), número bastante significativo, visto o curto período de instalação do campus, em março de 2012.

Reconhecimento de Paternidade
Auxiliar na promoção do reconhecimento de paternidade como um direito humano é o principal objetivo do projeto “Direitos Humanos e Reconhecimentos de Paternidade” coordenado pela professora do curso de Direito no campus de Governador Valadares, Fernanda Henrique Alcântara. Para isso, serão realizados trabalhos de conscientização por meio da Campanha de Sensibilização e Informação sobre o tema, além de assistência judiciária gratuita aos interessados que não possuam reconhecimento de paternidade em seus respectivos Registros Civis, ou dos seus dependentes que se encontrem nessa situação.

Ronco e Apneia do Sono

Atualmente o atendimento a pacientes com a síndrome da apneia do sono e do ronco são possíveis apenas por meio do setor privado. Com o objetivo de alertar a população geral sobre os riscos dessa síndrome e promover a qualidade de vida da população foi elaborado o projeto “Educação e Tratamento para Pacientes com Ronco e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono”, coordenado pela professora do curso de Odontologia no campus de Governador Valadares, Roberta Passos. “Esperamos consolidar um serviço para tratamento de pacientes que apresentam essa síndrome, já que esse tratamento não é oferecido pelo setor publico”, afirma Roberta.  Segundo a professora, além de promover a saúde em geral, a iniciativa irá fornecer a inserção profissional do graduando no setor público e privado de forma a gerar visão crítica do aprendizado.

Direitos Humanos
Com o objetivo de prestar assistência jurídica, psicológica, social e antropológica à população foi criado o projeto “Formação do Centro de Referência em Direitos Humanos em UFJF-GV”, coordenado pelo professor do curso de Direito no campus de Valadares, Adamo Dias Alves. Segundo o coordenador, o projeto pretende disponibilizar o acesso da população à informação sobre seus direitos e sobre como garanti-los, além de atuar na mediação de conflitos sociais existentes na capacitação de lideranças comunitárias no que tange à atuação de direitos humanos na região. “Temos a intenção de elaborar grupos de capacitação de agentes comunitários, além de criar um site com informações, notícias para o projeto.”

Além dos três projetos enviados pelo campus de Valadares, a Proex recebeu mais 28 propostas referentes ao campus de Juiz de Fora. Ao todo foram submetidas 31 propostas de financiamento, sendo 19 projetos e12 programas. O número é superior ao registrado em 2013, quando 23 ações foram submetidas. Entre os projetos e programas apresentados no segundo prazo de inscrição estão ações de linhas como educação, esporte e lazer, ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social e juventude. As propostas foram submetidas ao MEC pelos próprios docentes, por meio da plataforma Sigproj.

Confira a relação completa com as 31 propostas a serem submetidas ao MEC.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)