Seminário promove debate sobre desenvolvimento regional e lança programas de extensão

Presente na mesa de abertura solene, o reitor Henrique Duque fala sobre o papel da Universidade no desenvolvimento da região (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e o crescimento institucional de órgãos e entidades públicas e privadas foi realizado na última quinta (21) e sexta (22), o I Seminário de Desenvolvimento Regional da UFJF, promovido pela Escola de Governo e Cidadania (EGC) e pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). Cerca de 120 pessoas estiveram presentes nos dois dias do evento realizado no auditório do novo prédio da Faculdade de Engenharia. Entre os participantes estavam docentes da UFJF, alunos, empresários, lideranças de categorias, prefeitos, vereadores, deputados e demais representantes de órgãos do município, do estado e do governo federal.

Presente na mesa de abertura solene do evento, o reitor Henrique Duque ressaltou a importância da extensão para o desenvolvimento da região. Duque ainda destacou o papel integrador da EGC e do EGP, uma vez que ambos buscam transformar o conhecimento em ação e inserem a Universidade na sociedade. “Além de ouvir as necessidades da comunidade, os dois programas também propiciam o trabalho em conjunto. É uma forma de demonstrar para os moradores das cidades que eles também exercem papel de ‘agente administrativo’, para que os gestores possam fazer um trabalho com maior perfeição, qualidade e velocidade.”

O evento

A conferência de abertura teve como tema “Olimpíadas 2016 – projetos estruturantes e seus desafios” e foi ministrada pelo diretor executivo da autoridade pública olímpica (APO), Elcione Diniz Macedo. Segundo ele, um dos compromissos de sediar os Jogos Olímpicos é cumprir os prazos com a infraestrutura adequada. “O Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paraolímpico Internacional trazem uma série muito grande de jogos que são muito bons em gerenciamento de projetos. Se nós aprendermos com boas experiências de gerenciamento, iremos transferir para as políticas públicas a tradição de fazer a coisa certa.”

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes no I Seminário de Desenvolvimento Regional da UFJF (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Um dos assuntos abordados no primeiro dia foi o fortalecimento institucional aliado ao desenvolvimento regional. O tema foi debatido na palestra “Diagnósticos e proposta de análise para políticas locais”, proferida pelo diretor da Faculdade de Economia da UFJF, professor Lourival Batista. O professor apontou caminhos para o desenvolvimento das economias e políticas locais. “O EGP e o EGC são oriundos de um processo de discussão, de proposição de negociação com a própria sociedade e que está mostrando agora as possibilidades de oferta de serviços que a Universidade irá oferecer para a sociedade.”

As inovações sociais e tecnológicas foi outro tema abordado no evento. O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, professor Paulo Nepomuceno, discutiu formas de contribuir com o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira e comentou sobre as experiências com incubadoras tecnológicas, além de apontar algumas reflexões sobre o conceito de desenvolvimento e o comportamento que a sociedade deve adotar para desenvolver-se socioeconomicamente. “O conhecimento acadêmico resulta em inovação que transforma a sociedade. Na atualidade, os processos inovadores são fundamentais e a Universidade tem, cada vez mais, papel participativo nesse processo de transformação social.”

Lançamento da EGC e do EGP
No segundo dia do evento, foram apresentados os programas Escola de Governo e Cidadania (EGC) e o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). A EGC tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento institucional dos órgãos da administração pública direta e indireta dos três poderes, de entidades da sociedade civil e do setor privado por meio de ações que promovam o desenvolvimento das capacidades e habilidades requeridas para uma gestão eficaz e transparente. Segundo o coordenador executivo da EGC, professor Vicente Riccio, a apresentação ao público é fundamental para que a sociedade tome conhecimento das ações da Escola. “O programa é essencial na integração da sociedade civil com o poder público e funciona como suporte ao desenvolvimento de políticas públicas e a avaliação de programas que geram impactos na sociedade”, afirma.

Já o EGP é responsável por criar e gerir uma política interna que visa ao enriquecimento institucional, ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios da região. Para a coordenadora do programa, professora Maria Isabel Alvim, é preciso utilizar o conhecimento da Universidade a favor da comunidade, mas também oferecer suporte aos professores na elaboração de projetos e na captação de recursos. “Iremos trabalhar com projetos de todas as áreas buscando recursos e formas de gerenciá-los por meio dos professores, técnico-administrativos e alunos de mestrado e doutorado, sempre nos empenhando para o desenvolvimento da região.” O evento foi finalizado com apresentação do Quarteto de Cordas do Centro Cultural Pró-Música da UFJF.

(32) 3215-5879 – egp@ufjf.edu.br (EGP)

(32) 2102-3971 – egc@ufjf.edu.br  (EGC)