Parlamento Jovem promove conscientização política a estudantes do ensino médio

“Partiu Parlamento Jovem”. Com essas palavras, o sociólogo do Centro de Atenção Psicossocial da Câmara Municipal de Juiz de Fora e coordenador do projeto na cidade, Sérgio Dutra, concluiu seu discurso, na solenidade que abriu as atividades do Parlamento Jovem 2013. Com o apoio das professoras Marta Mendes e Patrícia Rangel, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), essa será a quarta vez que o município participa da atividade criada em 2004 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Até 2009, o projeto era realizado apenas com escolas de Belo Horizonte, sendo ampliado para outros municípios do estado a partir de 2010.

Evento reuniu estudantes de cinco escolas para disctutir ações do Parlamento Jovem 2013 (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Neste ano, o Parlamento Jovem tem como tema “Cidades Sustentáveis – desafios para as novas gerações.” Os adolescentes irão discutir temas como conservação da água, produção e consumo e gestão do espaço urbano e rural. Segundo Dutra, o projeto tem como objetivo servir como instrumento para discussão do papel do poder legislativo e oferecer participação política aos jovens, respeitando os princípios da democracia.

José Carlos, um dos estudantes que participará do Parlamento Jovem este ano, destaca que atuar no projeto possibilitará uma nova experiência para ele. “É uma oportunidade que o jovem tem de começar a vida política. Nesse projeto, nós acabamos nos preocupando mais com a vida social da população em geral.”
As propostas que forem debatidas pelos estudantes no Parlamento poderão tornar-se leis em âmbito estadual. “Os temas serão discutidos primeiramente nos municípios. Depois, em uma etapa estadual, os representantes das cidades participantes do projeto encontram-se em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa, para escolherem as propostas que serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular”, explica Dutra.

Dutra discursa sobre o papel do poder legislativo e a participação dos jovens na política (Foto: Willian Oliveira/Proex)

A cerimônia de abertura contou com a presença de cerca de 100 alunos das escolas estaduais Marechal Mascarenhas de Moraes e Padre Frederico Vienken, dos colégios Cenecista Monteiro Lobato e Santa Catarina, e do Instituto Estadual de Educação. Além dos estudantes, também estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal, o pró-reitor de extensão da UFJF, Marcelo Dulci, e a professora Patrícia Rangel, do departamento de Ciências Sociais, além de alunos de diferentes cursos da UFJF, que dão assessoria aos adolescentes na discussão das propostas.

Para Marta Mendes, que coordena o trabalho desenvolvido pelos bolsistas, atuar no Parlamento Jovem é muito gratificante. “A partir do momento em que os adolescentes conhecem um espaço como a Câmara, a importância da democracia e a real função de um político, conseguimos desfazer o estereótipo acerca da política. Aqui, podemos levar o conhecimento produzido na UFJF à sociedade e, ao mesmo tempo, adquirimos experiência com a vivência da comunidade.”