Proex aprova 21 propostas para o Proext 2014; professores ainda podem encaminhar projetos até as 14h de quarta (20)

A Pró-reitoria de Extensão recebeu 28 propostas para o edital do Programa de Extensão Universitária 2014 (Proext). Foram entregues 18 projetos e dez programas. A seleção das propostas a serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) ocorreu em reunião na última sexta (15) na Faculdade de Direito e contou com a participação da pró-reitora adjunta de extensão, Maria Lúcia Polisseni, da assessora Proex, professora Marilene Sansão, e de cinco docentes da UFJF. Foram aprovadas 21 propostas, sendo 13 projetos e oito programas. A novidade deste ano fica por conta do campus avançado de Governador Valadares que teve três projetos aprovados em seu primeiro ano de participação no edital. Apenas as propostas encaminhadas no modelo do SigProj e entregues dentro do prazo foram analisadas. Os documentos necessários para submissão ao Ministério da Educação (MEC) serão providenciados pela Proex.

Nova oportunidade
Os autores das sete propostas que não foram selecionadas pelos avaliadores devido ao número limite permitido por linha temática, ainda podem participar do edital desde que adequem seus projetos às linhas que ainda possuem vagas disponíveis conforme quadro abaixo. Os professores que não encaminharam projeto ou programa para a Proex também podem submeter. O prazo limite para a entrega da proposta na pró-reitoria vai até as 14h da próxima quarta (20). Deve ser entregue na Proex o arquivo impresso gerado na plataforma Sigproj. Não haverá nova avaliação, portanto será levada em conta a ordem de chegada.

Confira abaixo a lista de programas e projetos selecionados:

Programas:

1) Linha 4: Programa Interdisciplinar Integral de Atendimento Odontológico à Pacientes Comprometidos – Maria das Graças Miranda

2) Linha 4: Programa Amigos da Alimentação – Michele Netto

3) Linha 6: Produção Apícola com Responsabilidade Social – Flávio Takakura

4) Linha 8: O Ramal de Juiz de Fora a Furtado de Campos da Estrada de Ferro de Leopoldina: Passado e Presente. Futuro? – José Alberto Castanõn

5) Linha 9: Pela Cidade: Jornada de Planejamento Municipal, Patrimônio Cultural e Educação Ambiental – Fábio Lima

6) Linha 9: Ecomuseu de Comunidade Negras da Zona da Mata Mineira: entre saberes, sabores e fazeres – Leonardo Carneiro

7) Linha 17: Programa de Apoio à Gestão de Projetos – Maria Isabel Alvim

8) Linha 17: Aprimoramento e expansão da atividade de extensão, divulgação e formação científica e tecnológica no Centro de Ciências da UFJF – Elói Teixeira

Projetos:

1) Linha 1: Projeto Integrado EntreRedes  Extrapolando as fronteiras do Cap – Lauriana Gonçalves

2) Linha 1: Experimentoteca do NEC: formação interdisciplinar de educadores – Cláudia Freitas

3) Linha 2: Palco Itinerante – Luis Carlos Melo

4) Linha 4: Saúde na Balança – Sheila Luquetti

5) Linha 4: Educação e Tratamento para Pacientes com Ronco e Síndrome de Apneia obstrutiva do sono – Roberta do Espírito Santo (Governador Valadares)

6) Linha 5: Escritório-Escola Itinerante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF: Avaliação e assessoria técnica em empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora – MG – Letícia Zambrano

7) Linha 7: As Práticas Artesanais no Município de Seritinga – MG como Meio de Inclusão Produtiva de homens jovens através de organização associativa – Luciana Bittencourt.

8) Linha 8: Otimização de Recurso Financeiro Obtidos através do Lixo Eletrônico – Eduardo Barrére

9) Linha 10: Formação do Centro de Referência de Direitos Humanos em UFJF-GV – Adamo Alves (Governador Valadares)

10) Linha 10: Direitos Humanos e Reconhecimento de Paternidade – Fernanda Cupertino (Governador Valadares)

11) Linha 13: Ensino de Lutas para Cidadania – Ludmila Mourão