Professores de Valadares debatem captação de recursos para ações extensionistas

Docentes recebem treinamento acerca da plataforma SIGProj (Foto: Angélica Simeão/Proex)

Assim como em Juiz de Fora, os professores do campus avançado de Governador Valadares tiveram a oportunidade de reunir-se com a equipe da Pró-reitoria de Extensão (Proex) para discutir a captação de recursos para projetos na região do Vale do Rio Doce e as possibilidades dos editais do Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Para isso, foi promovido nos dias 4 e 5 de março o I Seminário de Captação de Recursos do campus avançado.

O evento foi coordenado pela pró-reitora adjunta, professora Maria Lúcia Polisseni, que no primeiro dia apresentou e discutiu com os participantes os tipos de fomento e gerenciamento. No dia seguinte, foram discutidas possibilidades de propostas financiáveis e realizado treinamento acerca da plataforma SIGProj, adotada pelo MEC no edital do Proext 2014. Segundo Maria Lúcia, os principais questionamentos foram relacionados à operacionalização dos editais de financiamento, aos convênios e à aplicação dos recursos. Essas e outras dúvidas como o cadastro de membros integrantes das propostas e o preenchimento correto do orçamento e do cronograma de atividades foram esclarecidas.

Apesar de ter sido inaugurado no final de 2012, os docentes e profissionais do campus de Governador Valadares têm procurado, durante esse tempo, oferecer aos graduandos uma formação de qualidade. “A extensão em Valadares já nasceu forte, com o conceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se ainda, um ambiente propício para o trabalho em equipe, o que levará a uma extensão interdisciplinar e profissional com visão integrada dos projetos”, afirma Maria Lúcia.

Segundo Maria Lúcia, a extensão em Valadares já nasceu interligada ao ensino e à pesquisa (Foto: Diogo Mendes/Proex)

O evento também buscou proporcionar a troca de experiências entre os docentes. “O seminário foi enriquecedor, uma vez que alguns professores possuem experiência em participar de núcleos de estudos ou até mesmo de projetos agraciados com recursos de fontes financiadoras”, aponta a pró-reitora adjunta.

Perspectivas
Para Maria Lúcia, o evento atendeu as expectativas. “A participação dos professores foi excelente. Eles ficaram bastante interessados e receptivos para o trabalho com a extensão.” Segundo ela, com a chegada de novos docentes no campus avançado, a Proex deverá promover outros seminários sobre extensão universitária e submissão de projetos. “Realizaremos outros encontros com os novos professores com o objetivo de fortalecer as ações da UFJF em Valadares.”

Para a representante da extensão no campus avançado, professora Danielle Teles, é preciso manter um canal de comunicação contínuo entre os campi de Governador Valadares e de Juiz de Fora para que os projetos extensionistas sejam efetivados da melhor forma. “A troca de experiências pode ser fundamental para a criação e elaboração de projetos e programas coerentes com os preceitos de uma instituição pública de ensino e a realidade local.”