Inscrições para Seminário “Violência Urbana em Juiz de Fora” estão abertas

Nos dias 14 e 15 de março Juiz de Fora sediará o seminário “Violência Urbana em Juiz de Fora: o que deve ser feito?”. O evento tem por objetivo discutir a segurança pública na cidade e propor medidas para mudar a atual situação de violência. Além disso, ele contará com diversas autoridades locais e nacionais e com profissionais de diversos órgãos públicos.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será representada no evento pelo Pró-reitor de Extensão, Marcelo Dulci, pelos professores da Faculdade de Direito, Vicente Riccio; da Faculdade de Serviço Social, Maria Aparecida Cassab, pelo diretor do Centro de Pesquisas Sociais, Paulo Fraga, pelo coordenador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas, Telmo Ronzani, e pelo professor do Núcleo de Pesquisa sobre Violência e Políticas de Controle Sociais, André Moysés Gaio.

Para o assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jorge Sanglard, o seminário vai dar a oportunidade de todos os setores ligados à questão da violência mostrarem seus pontos de vista. “Nosso interesse está votado para a criação de um laboratório de estudos sobre a violência urbana. Além disso, temos a intenção de tirar uma carta de Juiz de Fora, em que as entidades participantes da formação do seminário e os outros setores que vão debater assinariam o documento colocando a questão do combate à violência como prioridade.”

Conferências
No primeiro dia, o evento iniciará às 19h. Estarão presentes o reitor da UFJF, Henrique Duque, o presidente da Câmara, Júlio Gasparette (PMDB), o prefeito Bruno Siqueira, e representantes de órgãos da sociedade civil organizada. Segundo Sanglard, a condução da conferência sobre violência urbana ficará a cargo de duas autoridades nacionais sobre o estudo da violência: Jacob Pinheiro Goldberg (Doutor em Psicologia, Psicanalista, Advogado, Assistente Social e Escritor) e Leandro Piquet Carneiro (Doutor em Ciência Política /Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo-NUPPs). A conferência será mediada pelo vereador e presidente da Comissão de Segurança Pública, Wanderson Castelar (PT).
Já no segundo dia, o seminário contará com duas mesas de debates: “Violência Urbana em JF – Diagnóstico e perspectivas”, a partir das 14h, e “Como prevenir e combater a violência?”, às 17h. Os debates serão mediados pelo presidente da Comissão da Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente, Jucélio Maria, e pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Roberto Cupolillo.

Inscrições
As inscrições para o evento estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados deverão se inscrever na sede da OAB, localizada na Avenida dos Andradas 696, no Morro da Glória. O seminário é gratuito, aberto ao público e, ao final, será emitido certificado de participação.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora e conta com parceria da UFJF, da Prefeitura de Juiz de Fora, da Subseção OAB em Juiz de Fora e do Instituto Vianna Júnior.

Confira aqui a programação completa do seminário.

Outras informações: 3690-5900 (OAB – Juiz de Fora)