Fechar menu lateral

Seminário discute Desenvolvimento Institucional das Câmaras Municipais

Evento aponta propostas de desenvolvimento das Câmaras Municipais (Foto: Alexandre Dornelas)

Evento aponta propostas de desenvolvimento das Câmaras Municipais (Foto: Alexandre Dornelas)

Com o objetivo de discutir as perspectivas da política municipal e abordar alternativas para o fortalecimento institucional das câmaras, a Escola de Governo e Cidadania, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoveu nesta sexta, 01, o seminário “Desenvolvimento Institucional das Câmaras Municipais”, realizado no Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM). Cerca de cem pessoas estiveram presentes no evento que reuniu vereadores de dezenas de municípios da Zona da Mata Mineira.

A abertura do evento contou com a participação do Coral da UFJF. Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor, Henrique Duque, o pró-reitor de extensão, Marcelo Dulci, a coordenadora da Escola de Governo e Cidadania, professora Marta Mendes e o presidente da Câmara de Juiz de Fora, Júlio Gasparette. O reitor destacou a importância da aproximação dos municípios com a Universidade. Já Gasparette ressaltou os benefícios do evento para o fortalecimento da democracia e desenvolvimento das câmaras.

O ciclo de palestras teve início com o painel “Os municípios e as câmaras municipais: passado e presente”, proferido pelo professor da Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Otávio Soares Dulci. O palestrante fez um balanço sobre as mudanças ocorridas nas câmaras municipais ao longo da história do Brasil. Segundo ele, a contribuição da Universidade é fundamental para o desenvolvimento das câmaras. “As câmaras e os municípios estão em processo de expansão e valorização. Só que, em muitos casos, são municípios pequenos e sem muita estrutura. Nesse sentido, a Universidade pode oferecer um apoio técnico e intelectual muito valioso.”

UFJF

Apresentação do Coral da UFJF abriu o evento (Foto: Alexandre Dornelas)

A professora da Faculdade de Economia, Maria Isabel Alvim e a gerente estratégica do Escritório de Gerenciamento de Projetos da UFJF, Kahan Monteiro Carvalho proferiram o painel “Gestão de Projetos no Setor Público e o EGP-UFJF”. Ambas discutiram os processos e dificuldades enfrentadas pelos órgãos públicos na gestão de projetos e como o EGP pode colaborar no planejamento, desenvolvimento e estruturação desses projetos nos municípios.

A coordenadora técnica da Escola de Governo e Cidadania, professora Marta Mendes deu continuidade ao evento com a palestra “O lugar dos municípios e as inovações participativas no Brasil pós 1988”. Marta destacou a responsabilidade das câmaras para o desenvolvimento da sociedade e a importância da transparência dos órgãos públicos no que tange as suas atividades e compromissos diários.

Em seguida, o professor da Faculdade de Administração e Contabilidade, Paulo do Carmo Martins apresentou as alternativas que a Faculdade pode fornecer às Câmaras e ofereceu apoio no acompanhamento da execução orçamentária dos municípios.

Informação

Cerca de cem pessoas estiveram presentes no seminário que reuniu vereadores de dezenas de municípios (Foto: Alexandre Dornelas)

O seminário foi finalizado com o painel “O parlamento da sociedade da informação” ministrado pelo consultor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ELE-ALMG)), professor Guilherme Wagner Ribeiro. O professor dissertou sobre a importância de dialogar, discutir e transmitir as informações para a sociedade “É preciso criar mecanismos de informação nos órgãos públicos, pois quanto mais bem discutido e transparente é um projeto de lei, maior é a sua legitimidade”, afirma.

Para o Vice-Presidente da Câmara de Leopoldina, Paulo Sérgio Celestino de Oliveira, a discussão proposta pelo evento é fundamental. “As informações fornecidas no seminário vão contribuir muito para o melhor desempenho das câmaras. A UFJF está superando nossas expectativas oferecendo apoio técnico e levando o conhecimento à sociedade.”

Confira  a galeria de fotos em nosso álbum no Facebook