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Período de inscrição para novos projetos de extensão começa na próxima segunda (4)

Os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que tiverem interesse em criar projetos de extensão e desenvolvê-los a partir do mês de abril devem submeter suas iniciativas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no período de 04 a 27 de março. Esse é o terceiro período para institucionalização de novos projetos em 2013. Apenas professores podem submeter as propostas, que devem contemplar ações nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção ou trabalho.
O docente deverá acessar o formulário eletrônico por meio do ícone “Extensão” no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A gerente de projetos Cláudia Folhadella destaca que, para realizar o procedimento, o docente deverá usar apenas o navegador Mozilla Firefox.

Passo a passo
Para que o formulário seja aberto, o professor deverá clicar em “Novo Projeto”. Para projetos contínuos, o campo “Data de fim” não deverá ser preenchido. A plataforma Siga permite ao coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos.
No item “Descrição”, os docentes deverão inserir as principais informações acerca do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. Além disso, deverá ser informado o número de bolsas pretendidas e sua justificativa conforme as necessidades das atividades.
A “Planilha de Recursos” só deverá ser preenchida em casos de ações que possuam alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo. Nesse caso, o professor deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns projetos de extensão são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Se for o caso, o guia “Parceiro” deverá ser preenchido com os dados da instituição e do profissional responsável pelo convênio. Se o estabelecimento não estiver listado no Siga, o docente deverá entrar em contato com a Proex, pelo e-mail secretaria.proex@ufjf.edu.br, e solicitar o cadastramento do mesmo. Com a aprovação da iniciativa, será providenciado o convênio.

Envio
Após o preenchimento dos dados necessários, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo Siga, por meio do ícone “Formulário de Inscrição/Renovação”. O documento gerado deve ser aprovado e assinado pelo chefe do departamento, diretor da unidade e, em caso de convênio, pelo parceiro externo.
Com as assinaturas colhidas, o projeto deverá ser encaminhado à Proex sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão, por meio de ofício enviado pela Proex, as informações sobre a aprovação e o número de bolsistas alocados.

Outras informações: (32) 2102-3959 (Gerência de Projetos)