Os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que tiverem interesse em criar projetos de extensão e desenvolvê-los a partir do mês de abril devem submeter suas iniciativas à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no período de 04 a 27 de março. Esse é o terceiro período para institucionalização de novos projetos em 2013. Apenas professores podem submeter as propostas, que devem contemplar ações nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção ou trabalho.
O docente deverá acessar o formulário eletrônico por meio do ícone “Extensão” no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A gerente de projetos Cláudia Folhadella destaca que, para realizar o procedimento, o docente deverá usar apenas o navegador Mozilla Firefox.
Passo a passo
Para que o formulário seja aberto, o professor deverá clicar em “Novo Projeto”. Para projetos contínuos, o campo “Data de fim” não deverá ser preenchido. A plataforma Siga permite ao coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos.
No item “Descrição”, os docentes deverão inserir as principais informações acerca do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. Além disso, deverá ser informado o número de bolsas pretendidas e sua justificativa conforme as necessidades das atividades.
A “Planilha de Recursos” só deverá ser preenchida em casos de ações que possuam alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo. Nesse caso, o professor deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns projetos de extensão são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Se for o caso, o guia “Parceiro” deverá ser preenchido com os dados da instituição e do profissional responsável pelo convênio. Se o estabelecimento não estiver listado no Siga, o docente deverá entrar em contato com a Proex, pelo e-mail secretaria.proex@ufjf.edu.br, e solicitar o cadastramento do mesmo. Com a aprovação da iniciativa, será providenciado o convênio.
Envio
Após o preenchimento dos dados necessários, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo Siga, por meio do ícone “Formulário de Inscrição/Renovação”. O documento gerado deve ser aprovado e assinado pelo chefe do departamento, diretor da unidade e, em caso de convênio, pelo parceiro externo.
Com as assinaturas colhidas, o projeto deverá ser encaminhado à Proex sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão, por meio de ofício enviado pela Proex, as informações sobre a aprovação e o número de bolsistas alocados.
Outras informações: (32) 2102-3959 (Gerência de Projetos)