Fechar menu lateral

Seminário incentiva professores a captarem recursos para projetos de extensão

Jucilene Melandre esclareceu dúvidas de diferentes rubricas previstas pelo PROEXT 2014 (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

A Pró-reitoria de Extensão da UFJF realizou na última terça (26) e quarta (27) o II Seminário de Captação de Recursos para Projetos de Extensão com o intuito de estimular o corpo docente da instituição a buscar recursos para a expansão dos projetos extensionistas.
No primeiro dia, professores e profissionais da UFJF deram orientações gerais sobre financiamento de projetos. O professor Romário Geraldo enfatizou a evolução do edital do Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação (MEC) desde sua criação, enquanto a coordenadora de execução e suporte financeiro da UFJF, Jucilene Melandre, orientou e tirou dúvidas dos presentes sobre as rubricas previstas no edital do MEC.

Extensão em interface com a pesquisa
Em um segundo momento do seminário, o tema abordado foi o edital de apoio a iniciativas de extensão que apresentem relação com a pesquisa acadêmica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O professor da Faculdade de Comunicação, Bruno Fuser, fez um relato sobre o desenvolvimento do projeto “Comunicação, Memória e Ação Cultural”, financiado pela Fapemig. Ele apontou as vantagens e as dificuldades encontradas e destacou a “importância da realização de projetos com parcerias interdisciplinares para a captação de recursos”.

A professora Maria Cristina Andreolli explicou o funcionamento dos editais da Fapemig (Foto: Nathália Nascimento/Proex)

Já a coordenadora de projetos de pesquisa e inovação da UFJF, professora Maria Cristina Andreolli, fez esclarecimentos sobre a submissão de projetos ao edital da Fapemig e deu dicas para que as propostas dos docentes atendam aos requisitos exigidos. Para a pró-reitora adjunta de extensão, professora Maria Lúcia Polisseni, o seminário “é uma ótima oportunidade para os professores buscarem organizar e estruturar financeiramente seus projetos”.

Parcerias
A última etapa do primeiro dia do seminário contou com a palestra do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Fábio Lima, que relatou sua experiência à frente do projeto “Urbanismo Minas Gerais”, contemplado por diferentes editais de financiamento e realizado em parceria com municípios da Zona da Mata Mineira. “O professor envolvido com a pesquisa de extensão tem a possibilidade de adquirir experiência com as realidades urbanas regionais e nacionais, ampliando seu conhecimento”, disse Lima, que coordenou o desenvolvimento de planos diretores para seis municípios da região.

Ao final, a assessora de projetos da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Fernanda Silva, esclareceu dúvidas em relação ao gerenciamento de recursos de projetos conveniados e financiados com empresas e órgãos públicos, como prefeituras.

Capacitação

Professor Leonardo Carneiro tirou dúvidas dos docentes sobre o Sigproj durante a manhã de quarta (Foto: Angélica Simeão/Proex)

A segunda edição do seminário foi encerrada na última quarta (27), quando os professores Leonardo Carneiro e Luciana Bittencourt deram treinamento aos docentes acerca da plataforma SigProj, adotada pelo MEC no edital do PROEXT 2014. Dúvidas como o cadastro de membros integrantes das propostas, o preenchimento correto do orçamento e do cronograma de atividades e as datas a serem cumpridas foram esclarecidas. Para a professora da Faculdade de Comunicação, Érika Savernini, o treinamento foi oportuno. “Acabei de entrar na instituição e já inscrevi um projeto de extensão. Por meio dos boletins eletrônicos, li sobre alguns editais e por isso me interessei em participar do seminário. O treinamento nos oferece aperfeiçoamento, permitindo que nós elaboremos um projeto mais competitivo.”

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)
Confira abaixo informações sobre os editais abertos:
Proext 2014 – MEC/SESu
Apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa/Fapemig