Equipe da UFJF avalia as ações desenvolvidas em Ubaíra (BA)

Quatorze dias. Esse foi o tempo em que professores e alunos da UFJF trocaram experiência e aprimoraram o aprendizado no Projeto Rondon 2013. A equipe realizou os trabalhos da Operação 2 de Julho na cidade de Ubaíra (BA). O grupo promoveu atividades ligadas às áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

Depois do retorno, a equipe reunida conta suas experiências no município de Ubaíra (BA) (Foto: Angélica Simeão/Proex)

No total, oito acadêmicos e dois docentes participaram da iniciativa desse ano. Os alunos concordam que o conhecimento compartilhado com os moradores da cidade baiana e com universitários da Universidade Estadual do Norte do Paraná, foi o principal ganho. “O projeto complementou meu amadurecimento tanto pessoal quanto profissional já que lidar com o ser humano é muito importante na área de educação física”, afirma o graduando Diego Ribeiro. Já a estudante do curso de Medicina, Carla de Souza, ressalta que o contato com outras áreas expandiu seu modo de pensar, uma vez que proporcionou intercâmbio de ideias.
Conhecer a realidade de outro local com suas características também apresenta nova visão aos participantes. A acadêmica do 8º período da Faculdade de Direito, Vanessa Chaves, diz que não houve choque, por causa da boa receptividade e entrosamento dos moradores. “A gente identifica como é o Brasil na Bahia e só podemos descobrir tendo essa vivência”, explica a graduanda da Faculdade Nutrição, Marilana Zamagno.

Alunas desenvolvendo atividade com adolescentes na cidade baiana

O grupo foi liderado pelos professores Guilherme Trópia, da Faculdade de Educação, e Marli Salvador, da Faculdade de Enfermagem. Participando pela segunda vez, Trópia acredita que os maiores beneficiados da iniciativa são os acadêmicos. “Eles têm a chance de interagir com outras pessoas e entender sua realidade.” Marli ainda destaca que a universidade não pode deixar de participar, pois os estudantes se deparam com problemas iguais numa cultura diferente.
A expectativa da equipe é a continuidade das atividades na cidade. Duas graduandas puderam se reunir com os secretários de Educação e Saúde para discutir as necessidades da cidade. “Promovemos debate, no qual identificamos as melhorias que podem ser feitas, e as entregamos à Prefeitura de Ubaíra”, conta a aluna de Enfermagem, Carla Cardi.
Mariana Henriques, do curso de Pedagogia, conclui que puderam comprovar o sucesso das atividades na reações das pessoas atendidas. “A alegria que vimos nos moradores fez com que soubéssemos que o nosso trabalho fez a diferença.”

Confira a galeria de fotos em nosso álbum no Facebook