II Seminário de Captação de Recursos para Projetos de Extensão será realizado na próxima terça (26) e quarta (27)

Em 2012, a primeira edição do seminário levou ao aumento do número de propostas da UFJF nos editais de financiamento (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Com o objetivo de estimular os docentes a buscarem recursos junto às principais agências de fomento do país, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF) promove na próxima terça (26) e quarta (27) o II Seminário de Captação de Recursos para Projetos de Extensão.

O evento será dividido em duas partes: no primeiro dia, será realizado um ciclo de palestras, no qual serão apresentadas as principais formas de financiamento da extensão universitária, como os editais do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), além da possibilidade de parcerias com órgãos públicos e iniciativa privada. No segundo dia, será oferecido aos docentes treinamento acerca da plataforma Sigproj, adotada pelo MEC no edital do Programa de Extensão Universitária 2014 (Proext).

Para a pró-reitora adjunta de extensão, professora Maria Lúcia Polisseni, o seminário é de suma importância. “A Proex tem trabalhado numa política de incremento de financiamento dos projetos de extensão. Essa iniciativa busca não só treinar os professores e discutir as formas de recurso e os procedimentos relativos ao gerenciamento, mas também auxiliá-los  no uso da plataforma Sigproj.” Ela ainda destaca que o financiamento oriundo dos editais pode melhorar a qualidade dos projetos. “Com o recurso, os professores podem adquirir materiais permanentes, custear bolsas para alunos e promover eventos.”

O professor do curso de Geografia Leonardo Carneiro, que teve o programa “Ecomuseu de Comunidades Negras da Zona da Mata Mineira: entre saberes e sabores” aprovado no Programa de Extensão Universitária (Proext 2013), destaca que o recurso obtido auxilia na implementação dos projetos. “O financiamento possibilita-nos a cumprir algumas das funções sociais da Universidade, estruturar os nossos laboratórios e principalmente envolver os estudantes em atividades nas quais conseguimos dialogar com a sociedade e trocar conhecimento.” Além disso, o docente destaca que a extensão deve crescer. “Essa é uma possibilidade educacional única. Tenho observado que o desenvolvimento dos estudantes envolvidos em projetos de extensão tem sido extraordinário.”

As inscrições para o Seminário estão abertas e as vagas são limitadas. No primeiro dia, o evento será realizado no Anfiteatro de Estudos Sociais, localizado na Faculdade de Direito e terá início às 14h. Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico. No dia 27, a Proex oferecerá treinamento prático acerca da plataforma Sigproj/MEC aos docentes. Os interessados podem optar por participar no turno da manhã, das 9h às 12h, ou à tarde, das 14h às 17h. O treinamento será realizado no laboratório de informática da Faculdade de Economia.

Confira aqui a programação completa.

Faça sua inscrição aqui:

Seminário dia 26/02

Treinamento manhã (50 vagas)

Treinamento tarde (50 vagas)

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex)