Estão abertas inscrições para “Escola de Informática e Cidadania”

Escolas de informática dos bairros São Pedro, São Mateus e Monte Castelo estão com inscrições abertas (Foto: Arquivo/Proex)

Ler notícias, assistir vídeos, escrever textos e editar fotos são hábitos simples na atualidade. Manusear essas ferramentas no computador pode parecer um bicho de sete cabeças para algumas pessoas. Pensando nisso, o projeto “Escola de Informática e Cidadania” promove a inclusão digital de alunos em bairros de Juiz de Fora.

Os alunos aprendem a editar documentos, planilhas, acessar a internet, entre outras atividades. Ao fim do curso, os alunos que atingirem o mínimo de 60% de rendimento, recebem certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O professor de Ciência da Computação e coordenador da iniciativa, Tarcísio Lima, ressalta que “além de promover a inclusão social, a iniciativa também trabalha a questão da cidadania por meio de palestras e exibições”. O docente também afirma que pretende criar uma extensão do projeto em parceria com o curso de informática oferecido pelo “Polo de Enriquecimento Cultural”, localizado na Casa de Cultura. O projeto é desenvolvido em parceira com o Comitê para Democratização da Informática e Cidadania (CDInfo).

Monte Castelo

No bairro Monte Castelo são 48 vagas disponíveis e serão divididas em seis turmas. Os interessados devem levar comprovante de residência, CPF ou RG e ter idade mínima de 12 anos. As inscrições vão até o dia (15) e podem ser feitas na secretaria da Associação Metodista de Ação Social (AMAS), de 13h30 às 17h, localizada na Rua dos Palmares 78.

São Mateus

Na unidade do São Mateus são oferecidas 70 vagas e a taxa mensal é de R$30. O primeiro pagamento deve ser feito no primeiro dia de aula. As inscrições terminam no dia 14, na secretaria da Associação da Caridade São Vicente de Paulo, localizada na Rua Mamoré 11, entre 12h30 e 17h. A matrícula de menores de idade deve ser feita pelo responsável.

São Pedro

As inscrições terminam amanhã (9) ou até as vagas serem preenchidas. Neste ano, também será oferecido o curso avançado para aqueles que já possuem o básico. São oferecidas o total de 100 vagas nos três turnos.

O curso é gratuito, no entanto, o aluno pode fazer a contribuição voluntária de R$10. Os interessados devem se matricular na secretaria da Paróquia do São Pedro, localizada na Avenida do Senhor dos Passos 1592, das 18h às 19h30.

Outras informações:

EIC São Mateus (32) 3232-2216