Fechar menu lateral

Faculdade de Direito promove seminário sobre relação entre empresas e Direitos Humanos; inscrições estão abertas

Faculdade de Direito debaterá direitos humanos nas empresas (Foto: Willian Oliveira/Proex)

O Brasil apresentou progresso nas atividades econômicas e produtivas nos últimos anos. Porém, como em outros países, esse crescimento tem sido acompanhado por violações aos direitos humanos. Com intuito de debater o assunto, será realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Juiz de Fora, e no dia 20, na cidade do Rio de Janeiro, o Seminário UFJF e Universidade de Essex de Direitos Humanos e Empresas.

O evento, que faz parte do projeto de Extensão Direitos Humanos e Empresas (DHE) da Faculdade de Direito da UFJF, reunirá professores e alunos de ensino superior, ONGs, associações, defensorias públicas, Ministério Público e outras organizações da sociedade civil no desenvolvimento de pesquisas e parcerias para debater as violações de Direitos Humanos por empresas.
Para a professora e coordenadora do evento, Maira Fajardo, é fundamental estimular discussões sobre esse tema, por não haver um número relevante de ações nesse sentido. “O debate sobre os direitos humanos com as empresas é uma discussão nova. Não temos muitos projetos ou pesquisas nessa área na UFJF”, revela.

Professor Sheldon Leader, da Universidade de Essex, ministrará curso sobre direitos humanos (Foto: Divulgação)

Um dos destaques do seminário será o curso “Business and Human Rights”, que será ministrado pelo professor Sheldon Leader, membro do Centro de Direitos Humanos e diretor do Business and Human Rights Project (EBHR), ambos da Universidade de Essex (Reino Unido).

Durante o curso, o professor apresentará a perspectiva internacional sobre a relação entre empresas e direitos humanos. Ele também abordará o entendimento teórico e o cenário da prática jurídica acerca da responsabilidade das empresas em relação aos deveres de respeitar, proteger e concretizar os direitos humanos, além do contraste dessa relação com a lógica tradicional das relações comerciais.

Inscrições
Os interessados em participar devem se inscrever no site do evento até o dia 3 de fevereiro. A inscrição é gratuita e o número de vagas é limitado. Em Juiz de Fora, o seminário será realizado no auditório da Faculdade de Direito. Já o workshop do último dia será promovido no plenário da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), localizado na Avenida Marechal Câmara, 210, Centro.

Confira aqui a programação completa.

Outras informações: www.ufjf.br/seminarioufjfessex/