Estão abertas as inscrições para edital da Fapemig que destinará R$ 2 milhões a projetos extensionistas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou o edital 2013 para concessão de financiamento a projetos de extensão em interface com a pesquisa ou desenvolvimento tecnológico. Neste ano, R$ 2 milhões serão destinados às propostas contempladas.

As iniciativas devem ser realizadas por um grupo de pesquisadores com linha de pesquisa multidisciplinar. Cada projeto deverá ter financiamento de, no máximo, R$ 50 mil. O recurso deve ser investido em bolsas, despesas operacionais, equipamentos e material permanente, locação de veículo, materiais de consumo, gráfico e de divulgação, passagens, diárias e software.

Inscrições
Os interessados devem ser inscrever na plataforma Agilfap até as 17h do dia 29 de abril sob a forma de projeto de extensão, conforme modelo do edital 07/2013. O proponente deverá possuir doutorado e pode submeter apenas uma proposta. Entre os documentos necessários, deverá ser anexada declaração de contrapartida da Universidade, conforme modelo disponível no site da Proex. Após o preenchimento, o arquivo deve ser enviado para o e-mail proex@ufjf.edu.br até o dia 22 de abril, para que seja assinado pelo pró-reitor.

O resultado será publicado no site da Fapemig, em data ainda a ser definida. As iniciativas devem ser executadas em até 24 meses, contados a partir de publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Histórico

A Universidade Federal de Juiz de Fora já teve 20 propostas extensionistas aprovadas pela Fapemig desde 2007. Os quatro projetos selecionados em 2012 foram “Atividade Física para Mulheres com Câncer de Mama”, da professora Eliana Ferreira, “Laboratório de Aprendizagem Colaborativo em Criação Sonora”, do professor Daniel Quaranta, “Curso de Mídias Digitais e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Professores e Alunos do Ensino Básico”, da professora Flávia Bastos, e “A Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental de Grupo em Pacientes com Fobia Social”, do professor Lélio Lourenço.

Confira o edital aqui.