Professores das áreas de cultura e saúde debatem a extensão universitária

Docentes da área de Cultura discutiram ações extensionistas (Foto: Willian Cristian/Proex)

Expandir, consolidar e organizar as ações extensionistas de cultura e saúde. Esses foram os principais assuntos abordados nas reuniões promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com professores coordenadores de projetos. Os encontros encerraram o I Ciclo de Reuniões por Áreas Temáticas da Extensão Universitária.

Na última quarta (16), a Proex reuniu-se com o pró-reitor de Cultura, professor Gérson Guedes, docentes, servidores e alunos envolvidos com iniciativas culturais. As possibilidades de desenvolvimento de novos projetos e a composição do Conselho Setorial de Extensão e Cultura foram os temas abordados. Do encontro, foi escolhida uma coordenação, que buscará fortalecer a área temática e que contará com o apoio dos docentes Mônica Olender, Neiva Ferreira, Alice Mayer e Marcos Olender. Como representante da área no Conselho foi indicado o professor Marcos Olender, enquanto Alice Mayer será sua suplente.

Para a professora Alice, a discussão poderá estimular a realização de ações culturais integradas a ensino, pesquisa e extensão. “Espero que nós tenhamos essa interlocução. É necessário haver a relação entre as grandes áreas da Universidade em nossos projetos.” Já a professora Neiva Ferreira acredita que a articulação entre os professores é fundamental. “Esperamos conversar de forma objetiva para consolidar a área de cultura na Universidade. Estou bastante esperançosa, por isso resolvi participar da coordenação.”

Saúde

Pró-reitora Maria Lúcia apresentou organização da extensão aos professores (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Já na quinta (17), a pró-reitora adjunta de extensão Maria Lúcia Polisseni reuniu-se com representantes da área de saúde. A necessidade de maior integração entre os mais de 200 projetos da área temática foi o principal tema abordado. Para o conselho, foi indicado o professor Helton Magalhães, enquanto Ana Cláudia Rodrigues será a suplente. A coordenação contará com a participação dos professores Daniel Pimenta, Zuleyce Pacheco, João Batista Picinini, Ana Cláudia Rodrigues, Helton Magalhães, Almir Boechat, Mônica Barros, Carla Lanna, Michele Netto, Maria Helena Braga e Edna Martín.

Para o professor Helton, a organização da extensão por áreas temáticas e o estímulo à articulação entre os professores são fundamentais para sua consolidação. “A partir dessas reuniões, todas as áreas puderam se manifestar, apresentando opiniões e demandas, o que permitirá um maior diálogo na tomada de decisões e, consequentemente, no avanço das atividades.” A opinião é compartilhada pelo professor Almir Boechat. “Nós não temos uma visão clara da grande quantidade de projetos desenvolvidos e de como essas ações podem ser ampliadas se houver interação entre os coordenadores. Esse trabalho de ouvir a base dos projetos é importante para o fortalecimento da extensão.”

Próximo passo
Com o fim do Ciclo, a Proex irá convidar as oito coordenações temáticas escolhidas para reuniões com o objetivo de discutir propostas a serem apresentadas no VIII Seminário de Extensão, previsto para o mês de março, além de buscar estimular a realização de eventos e cursos de extensão ao longo do ano. Os encontros serão mediados pela assessora da Proex, professora Marilene Sansão.

Outras informações: (32) 2102-3971