Fechar menu lateral

Projeto Rondon: Equipe da UFJF viaja para Ubaíra nesta sexta (18)

Alunos e professores da UFJF desenvolverão atividades extensionistas em Ubaíra (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (18), um grupo de alunos e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) embarca para Ubaíra (BA) para participar do Projeto Rondon 2013. A equipe iniciará os trabalhos da Operação 2 de Julho e desenvolverá, durante 15 dias, ações voltadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde .O  grupo é formado pelos professores Marli Salvador, da Faculdade de Enfermagem, e Guilherme Trópia, da Faculdade de Educação. Além disso, a equipe conta com oito alunos dos cursos de direito, educação física, enfermagem, medicina, nutrição, odontologia e pedagogia.

Para Marli, que participará pela sexta vez do projeto como coordenadora, a expectativa é positiva. “Cada operação é diferente das outras. Buscaremos atingir os objetivos propostos para auxiliar os dirigentes e a população de Ubaíra.” A iniciativa do Ministério da Defesa busca capacitar multiplicadores e trabalhar com uma equipe multiprofissional. “Queremos que os alunos constatem a importância de cada profissional e reflitam a importância de se trabalhar em grupo para mudarmos o perfil de nosso país”, enfatiza a docente.

Conhecimento prévio
Entre os dias 04 e 10 de novembro, Marli realizou a viagem precursora. “Com minha visita ao município, pude conhecer um pouco mais da realidade local, como a área de abrangência, a fonte de produção e renda, as redes de ensino e de saúde, os projetos governamentais e os aspectos de saneamento básico.” Além disso, a docente destaca que foram realizadas adequações ao projeto submetido. “Foram poucas adequações, mas com a viagem percebemos que Ubaíra tem uma população rural muito extensa em relação às áreas urbanas.”

Oportunidade

As alunas Beatriz e Anna Karla realizarão ações de saúde durante os 15 dias na cidade (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Segundo Marli, o Projeto Rondon é uma oportunidade para os alunos se aperfeiçoarem e terem contato com realidades diferentes. “A participação dos acadêmicos é um diferencial. No projeto, eles vivenciam uma experiência única para a vida pessoal e profissional.”

A aluna do nono período de Odontologia, Beatriz Nunes, espera contribuir de forma positiva. “Quero passar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente no que diz respeito à prevenção.” Para a estudante do sexto período do curso de Enfermagem, Anna Karla Nascimento, essa é uma oportunidade de aprendizado. “Acredito que participar do projeto será um diferencial. Irei enriquecer meu currículo, adquirir conhecimento e experiência pessoal. Além disso, poderei levar para a comunidade local um pouco do que aprendemos na Universidade.”

A cidade
O município de Ubaíra (BA) está localizado a cerca de 270 km de Salvador. A população estimada da cidade é de 20 mil habitantes. A agricultura é a principal atividade econômica do município, que cultiva cacau, café, mandioca, cereal e hortifrutigranjeiro. Outra vocação de Ubaíra é o turismo.

Novidade

Paloma Aguiar será a primeira estudante da UFJF a participar a bordo de um navio da Marinha (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Para as operações do Projeto Rondon em 2013, dois navios da Marinha do Brasil realizarão as missões denominadas “Ação Cívico-Social” (ACiSo) e “Assistência Hospitalar” (ASSHOP), voltadas às comunidades ribeirinhas localizadas nos estados do Pará e Amazonas.

Essa é a primeira vez que a UFJF participa dessa iniciativa. A instituição será representada por uma aluna do curso de Enfermagem, que participará da ACiSo. Foram disponibilizadas 22 vagas por missão para 20 alunos universitários e dois professores das áreas de saúde e de serviço social.

Na última quinta-feira (16), a estudante Paloma Aguiar embarcou para a Ilha de Marajó, no Pará.  “Meu interesse em participar do Rondon surgiu pela chance de mantermos contato com diferentes comunidades e outras realidades.” Nessa operação, os acadêmicos darão assistência à população local. “Normalmente essas pessoas não tem acesso à saúde e não contam com atendimento regularmente. Então, embarcados nos navios da Marinha, seremos levados às comunidades e realizaremos atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e de nutrição”, antecipa a estudante.

Equipe em Ubaíra:

Professores
Marli Salvador
Guilherme Trópia

Alunos
Anna Karla
Beatriz Nunes
Diego Almeida
Carla de Souza Moreira
Carla Cardi Nepomuceno
Mariana de Castro 
Marilana  Zamagno
Vanessa Chaves

Equipe na Ilha de Marajó
Paloma Aguiar