UFJF consolidará atividades de extensão em Governador Valadares em 2013

Cooperativa que produz sabão a partir de óleo será uma das beneficiadas com ações extensionistas da UFJF (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Desenvolver uma extensão sólida e de qualidade no campus de Governador Valadares. Esse é um dos principais objetivos da Pró-reitoria de Extensão (Proex) para o ano de 2013. Desde o anúncio da criação do campus no município, a extensão se fez presente na região do Vale do Rio Doce. O pró-reitor de extensão Marcelo Dulci e o coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), professor Petrônio Barros, participaram de reuniões com lideranças locais e realizaram visitas técnicas a empreendimentos solidários. Posteriormente, foi assinado um termo de cooperação com o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), que proporcionará às cooperativas locais a participação em editais para captação de recursos e a oferta de qualificação aos profissionais.

Além de novas parcerias para o desenvolvimento econômico regional do Vale do Rio Doce, a Universidade também oferecerá à comunidade valadarense projetos de extensão, assim como ocorre em Juiz de Fora. Com o apoio da professora da Faculdade de Medicina, Danielle Teles, representante da extensão em Governador Valadares, cerca de dez projetos estão em fase de institucionalização e começarão a oferecer atividades à população local nos primeiros meses de 2013.

Seminário

Reuniões com lideranças locais para levantamento de demandas já foram realizadas (Arquivo/Proex)

Para dar apoio aos docentes, que pela primeira vez desenvolverão ações extensionistas, a Pró-Reitoria de Extensão promoverá, ainda no primeiro trimestre de 2013, o I Seminário de Extensão do Campus Avançado de Governador Valadares. Na ocasião, profissionais da Proex apresentarão a organização da extensão universitária, as áreas temáticas, as possibilidades de ações e informações sobre captação de recursos. “Com o evento, pretendemos motivar os professores a desenvolverem iniciativas na região, pois eles são um importante meio de conhecimento e essa interação com a sociedade é fundamental”, diz a pró-reitora adjunta de extensão, Maria Lúcia Polisseni.

Ainda será realizado treinamento com os professores interessados em coordenar projetos, para esclarecer dúvidas sobre inscrição e submissão de projetos, cursos, eventos e prestações de serviço. Assuntos como os procedimentos necessários para solicitação de apoio a cursos e eventos e os trâmites obrigatórios para a criação de novas parcerias e convênios também estarão incluídos na programação. Paralelamente, serão realizadas reuniões com diferentes órgãos públicos e entidades da região para o levantamento de demandas, que poderão ser desenvolvidas sob a forma de projetos de extensão.