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Inscrição para novos projetos de extensão começa nesta segunda-feira (7)

Começou nesta segunda-feira (7) o período de inscrição para novos projetos de extensão na Universidade Federal de Juiz de Fora. Os professores interessados em desenvolver projetos a partir do mês de fevereiro devem institucionalizá-los na Pró-reitoria de Extensão (Proex) até o dia 25 de janeiro. Já para iniciativas que serão iniciadas apenas em março, o prazo para submissão de propostas será entre os dias 4 de fevereiro e 22 de fevereiro. Podem ser criadas ações nas áreas de trabalho, educação, comunicação, cultura, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, meio ambiente e saúde.

Apenas docentes podem submeter propostas. O formulário é virtual e deve ser acessado por meio do ícone “Extensão”, disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O docente deve acessar a plataforma por meio do navegador Mozilla Firefox, para evitar possíveis transtornos com o preenchimento. “Alguns professores usam outros programas e reclamam que as caixas de diálogo não aparecem e as informações inseridas não são salvas. Para evitar isso, solicitamos que os docentes usem o navegador indicado”, diz a gerente de projetos Cláudia Folhadella.

Procedimento

Curso de língua estrangeira para a terceira idade é um dos 400 projetos institucionalizados na Proex (Foto: Arquivo/Proex)

O professor deve clicar em “Novo Projeto” para que o formulário seja aberto. Para projetos contínuos, o campo “data de fim” não deverá ser preenchido. O Siga permite ao docente coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos.

 

Na guia “Descrição”, o interessado deverá inserir as principais informações da iniciativa, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. Também deverá ser informado o número de bolsas pretendidas e sua justificativa, de acordo com as necessidades das atividades.

A última etapa é a “Planilha de Recursos”, que deverá ser preenchida apenas em casos de ações que possuem alguma fonte de renda proveniente de um parceiro externo. O docente deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Alguns projetos extensionistas são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Neste caso, o professor deverá preencher a guia “Parceiro”, no qual irá inserir os dados da instituição e do profissional responsável pelo convênio. Caso o estabelecimento não esteja listado no Siga, o docente deverá entrar em contato com a pró-reitoria, pelo e-mail secretaria.proex@ufjf.edu.br, e solicitar o cadastramento do mesmo. Após a aprovação do projeto, será providenciado o convênio.

Envio
Com o formulário preenchido, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo próprio sistema, através do botão “Formulário de Inscrição/Renovação”, solicitar aprovação do mesmo junto ao chefe do departamento, ao diretor da unidade acadêmica e ao parceiro externo e enviá-lo à Pró-Reitoria de Extensão, sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão por meio de ofício, enviado pela pró-reitoria, as informações sobre a aprovação do projeto e o número de bolsistas alocados.

Projetos já existentes
Os coordenadores de projetos desenvolvidos ao longo de 2012 e que pretendem dar continuidade aos mesmos em 2013 devem preencher o relatório final, disponível no Siga, e renová-los até o dia 28 de fevereiro. Os procedimentos necessários podem ser acessados na página da Proex.