Fechar menu lateral

Feira de Natal apresenta trabalho de profissionais de economia solidária até o fim deste mês

Feira de Natal movimenta galeria no centro (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Uma pequena galeria as lado da agência do Banco do Brasil, localizada na rua Halfeld, chama a atenção de quem passa próximo ao local. O que normalmente é só uma passagem de funcionários da instituição abriga, neste fim de ano, a Feira de Natal dos profissionais de economia solidária, apoiada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop).

Situada em um dos pontos de maior fluxo de pessoas da cidade, a exposição consegue atrair muitos curiosos e potenciais compradores para dentro da galeria. “As pessoas que circulam lá fora olham, dão uma passadinha e compram”, conta Nadir de Oliveira, uma das artesãs que expõe seus artigos.

Rosane passava pelo local e resolveu levar alguns artigos (Foto: Willian Oliveira/Proex)

Atraída pela exposição, a consumidora Rosane Neto conta que, ao passar pelo local para pagar uma conta, resolveu ver a qualidade dos produtos e se interessou por alguns itens. “A feira está cheia de coisas boas. Devo levar uma bata e um kit para bebê.”

Cerca de 50 agricultores e artesãos de Juiz de Fora e cidades vizinhas são responsáveis por criarem produtos, como bonecas, garrafas, porta-pano de prato, ímãs de geladeira, presépio e tapetes, tudo produzido a partir de materiais reciclados. A iniciativa, que começou em novembro no Museu do Crédito Real, ficará até o final deste mês na galeria ao lado do Banco do Brasil.

Além do retorno financeiro gerado pela exposição dos produtos, os artesãos têm a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido para um grande número de pessoas. “A feira oferece aos profissionais de economia solidária a chance de apresentar suas técnicas para a sociedade, além de obterem um complemento de renda”, explica o coordenador da Intecoop, professor Petrônio Barros.

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop)