Economia solidária será fortalecida em Valadares com apoio da UFJF

Profissionais confeccionam peças para serem comercializadas em feiras da cidade (Foto:Diogo Mendes/Proex)

Promover a inserção de pequenos grupos em cadeias produtivas por meio do associativismo e do cooperativismo. Esse é o objetivo do Centro de Informação e Assessoria Técnica (Ciaat). Fundado em 2006 na cidade de Governador Valadares, o Ciaat é uma organização não governamental, atualmente consolidado como agência de desenvolvimento regional. O Ciaat tem como meta transformar a realidade de pequenas organizações urbanas e rurais por meio de projetos sociais que visam à geração de trabalho e renda.

Várias entidades da cidade e do Vale do Rio Doce são assessoradas pela organização, entre elas Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) e “Rio Limpo – Programa Trabalho e Cidadania”, na qual os profissionais transformam óleo de cozinha em sabão ecologicamente correto. Segundo o coordenador geral do Ciaat, Antônio Carlos Linhares, essas duas iniciativas são exemplos de entidades que irão receber incentivo, planejamento e acompanhamento da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para Linhares, a chegada da Universidade ao município será importante para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pela organização. “Diante da dificuldade de encontrar parceiros dispostos a auxiliar os projetos e entidades, a parceria com a incubadora da UFJF contribuirá para a capacitação profissional dos membros das cooperativas e na captação de recursos junto aos órgãos de fomento”, afirma. Segundo o coordenador da Inteccoop, professor Petrônio Barros, será realizado trabalho interdisciplinar com profissionais da UFJF no sentido de capacitar e assessorar as associações de Valadares. “Iremos nos reunir com as cooperativas da cidade para que possamos discutir as melhores formas de auxiliá-las no desenvolvimento de seus trabalhos.”

Projeto transforma óleo de cozinha em sabão ecologicamente correto (Foto: Diogo Mendes/Proex)

Projeto transforma óleo de cozinha em sabão ecologicamente correto Foto: Diogo Mendes/Proex)

Iniciativas
Pensando em contribuir com o meio ambiente e dar oportunidade para que pessoas da cidade e região possam ter uma atividade geradora de renda, a associação “Rio Limpo – Programa Trabalho e Cidadania” transforma óleo de cozinha usado em sabão. A entidade é formada por 11 pessoas em sua maioria da terceira idade. Segundo a ex-presidente e secretária da associação, Marlene Neto, o óleo é coletado na residência dos próprios membros e em estabelecimentos comerciais. Depois de fabricado, o sabão é vendido de porta em porta, em feiras de artesanatos e na feira da economia solidária.

Para Marlene, a assessoria da Ciaat é fundamental na elaboração de planos e no planejamento de ações e a Universidade poderá contribuir ainda mais no sentido de capacitar os profissionais. “Com a vinda da UFJF temos a oportunidade de ampliar a estrutura e incluir outras pessoas no projeto, além de ter o suporte dos vários cursos da Universidade”.

Outra iniciativa que atende a demanda da comunidade é a “Fazendo Arte, Gerando Renda”, que oferece curso de pinturas para que, posteriormente, a arte produzida gere renda aos profissionais que vendem o produto em feiras de artesanato. Segundo a coordenadora Maria da Glória Fernandes, a iniciativa surgiu da demanda da própria comunidade em aprender trabalhos manuais como corte e costura, artesanato e pintura. Maria da Glória conta que as expectativas são as melhores com relação à Universidade. “As entidades sem fins lucrativos têm muita dificuldade na captação de recursos. A expectativa é que a UFJF possa canalizar uma incubadora de cooperativas para contribuir com os projetos e, consequentemente, com a geração de renda familiar na região”.