Fechar menu lateral

Feira de Natal da Intecoop atrai público com produtos artesanais e recicláveis

Feira de Natal promove geração de renda para artesãos locais (Foto: Angélica Simeão/Proex)

Quando se une a criatividade do artesanato e a conscientização sobre reciclagem o resultado pode ser útil e atraente. Desde o dia 21 de novembro, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF promove a Feira de Natal.

Bonecas, garrafas, porta-pano de prato, ímãs de geladeira, presépio, sofá puff e tapetes são alguns dos produtos comercializados. Cerca de 50 agricultores e artesãos de Juiz de Fora e cidades vizinhas fabricaram as peças. As matérias-primas vão desde gesso até potes de sorvete e CD’s.

Para uma das coordenadoras do projeto “Mãos que geram arte” e vendedora na feira, Alcina Viana, o evento proporciona uma nova visão sobre a reciclagem. “Aqui mostramos o que pode ser feito com os produtos recicláveis. Criamos peças de utilidade doméstica e acessórios.” Alcina acredita que uma data festiva como o Natal “dá um toque diferente nos produtos”.

Para Alcina, o evento promove novo conhecimento da utilidade de materiais recicláveis (Foto: Angélica Simeão/Proex)

A feira tem como finalidade o incentivo à geração de renda de associações e cooperativas. Segundo a artesã Regina Domingues, a atividade contribui para estimular os artistas. “A nossa autoestima é elevada quando vemos que nossos produtos são vendidos. Também é muito importante o apoio que recebemos para a fabricação e crescimento na área.” Regina ressalta que o ganho não é apenas financeiro, mas também na relação interpessoal. “Há artesãos que possuem mais conhecimento que os outros. Essa diferença faz com que aprendamos a lidar com os vários tipos de público.”

A feira será realizada até esta quinta (6) no Museu do Crédito Real, das 8h às 19h. O Museu está localizado na Avenida Getúlio Vargas 455, no Centro. A partir de amanhã (7), a Feira será promovida no espaço de exposição do Banco do Brasil, localizado na Rua Halfeld, 770.

Outras informações: (32) 2102-3397 (Intecoop)