Polo de enriquecimento cultural promove cerimônia de encerramento das atividades de 2012 na próxima quinta (06)

Cerimônia de encerramento conta com apresentações culturais (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (06), o programa Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a cerimônia de encerramento das atividades do ano de 2012. O evento contará com apresentações musicais dos alunos do curso de italiano, espanhol e francês, além da apresentação da banda musical Sete de Setembro.

De acordo com a professora da Faculdade de Serviço Social Sandra Arbex, coordenadora do projeto de extensão que oferece atividades para a terceira idade, o evento será composto de várias atividades culturais. “Nossa expectativa é muito boa. Nossos alunos apresentarão dois corais e farão uma declamação em francês.”

O Polo está em funcionamento desde 1991. Neste ano, ele beneficiou cerca de 130 idosos em diversos cursos, como informática, línguas estrangeiras, yoga, pilates e dança de salão. Para Sandra, dois aspectos são de suma importância na iniciativa. “O envelhecimento populacional é um fato. Então, preparar as gerações para cuidarem dos idosos é fundamental. O segundo aspecto diz respeito à inclusão dos idosos na sociedade, pois eles têm condições de aprender e de realizar novos projetos.”
O evento terá início às 14h30 e será realizado na Casa de Cultura, localizada na Avenida Rio Branco 3.372.

A banda
A sociedade musical Sete de Setembro foi fundada em 23 de junho de 1907 na cidade de Além Paraíba (MG). Hoje, com 105 anos de existência, ela conta com a presença de, aproximadamente, 32 músicos de diferentes faixas etárias. Entre os integrantes, jovens com 12 anos e idosos com até 80 anos.

A banda de repertório variado tem como objetivo incentivar as pessoas, independente da idade, a ingressarem na carreira musical. De acordo com o maestro Edson Mauro, há pessoas que estão na banda há mais de meio século. “Temos dois integrantes que estão na banda há mais de 70 anos.”

O maestro ainda destaca que participar das atividades de encerramento do Polo será importante para a banda como um todo. “Será um prazer estar neste evento, pois já estivemos presentes em vários encontros, mas nenhum com o público que teremos agora. Nós nos sentimos homenageados em estarmos presentes e em prestigiar esse acontecimento.”

Outras informações: (32) 3215-4694