Fechar menu lateral

Encontro debate geração de renda na apicultura; próxima palestra abordará a história dos movimentos sociais

Palestra abordou a geração de renda por meio da apicultura (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Apicultura, saúde e fontes alternativas de renda. Esse foi o tema da apresentação ministrada pelo técnico agrícola Antônio Neves na última quinta-feira (22) no Ciclo de palestras “Qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e geração de renda”, promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF.
Na ocasião, foram discutidos temas como mercados da apicultura, demanda de produção de mel para exportação, além da venda de própolis verde e cera bruta. Neves também apresentou o projeto que busca criar um entreposto no município de Coronel Pacheco, que possibilitará a venda do mel produzido na região em todo o território nacional, e a iniciativa na qual presidiários de Juiz de Fora fabricarão caixas de abelhas. “Planejamos produzir 200 caixas por mês.”

Neves apresenta caixa que será produzida por presidiários de JF (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Para o técnico agrícola, novas oportunidades estão surgindo na cadeia apícola e essa é uma ocasião ideal para as pessoas complementarem a renda. “O mel é uma fonte de recursos para o homem no campo e agrega valor às propriedades.”
De acordo com a professora e uma das organizadores do evento, Lucia Sartório, o ciclo é uma oportunidade de envolver representantes de movimentos sociais e a própria Universidade. “As pessoas de Juiz de Fora são participativas e a UFJF é sensível às questões sociais. Foi isso que me motivou a elaborar o ciclo.” Ainda segundo Lúcia, as temáticas são variadas, pois há diferentes públicos. “Procuramos orientar teoricamente os representantes de movimentos sociais e contribuir para uma reflexão teórica sobre as atividades desenvolvidas.”
O coordenador da Intecoop, professor Petrônio Barros, destaca que a Universidade pode auxiliar os representantes de movimentos sociais na geração de renda. “Queremos apoiar por meio da divulgação e do ensino. Podemos auxiliar na comunicação, na elaboração de planilhas de custos e no planejamento estratégico.”
Busca por conhecimento

Para Maria José, pluralidade e diversidade dos temas foram o diferencial do ciclo (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

A psicanalista Maria José Mendonça esteve presente em cinco palestras do Ciclo. Para ela, a pluralidade e a diversidade de temas foram de suma importância. “Pessoas de diferentes áreas estiveram presentes. Foram discutidos temas variados, como o papel da mulher, os cuidados com alimentos, entre outros. Esse é o momento para refletirmos assuntos presentes em nossa cultura.”
Já a estudante de Geografia da UFJF Luciana Sampaio esteve em quatro encontros. “Fui motivada a participar pela variedade de temas oferecidos. As palestras são voltadas para a prática e possuem temas atuais. Participar foi enriquecedor para o nível acadêmico e para meu dia a dia.”
Encerramento do ciclo
Na próxima quinta-feira (29), às 14h, será realizado o último encontro do evento. A presidente da Associação das Donas e Donos de Casa de Juiz de Fora Nadir Goulart ministrará a palestra “A história dos movimentos e associações de Juiz de Fora”. O evento é aberto ao público e será realizado no Anfiteatro I da Casa de Cultura, localizada na Avenida Rio Branco 3.372, Centro. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível no site da Pró-reitoria de Extensão.