Fechar menu lateral

Campus avançado da UFJF em Valadares recebe seus primeiros calouros

Reitor Henrique Duque recepcionou os calouros no Teatro Atiaia (Foto: Alexandre Dornelas/Secom)

Nesta semana, 375 alunos iniciaram a graduação no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares. Esse momento foi um marco na história do município, que recebeu a sua primeira universidade pública. As primeiras turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia foram recepcionadas pelo reitor Henrique Duque, pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas na manhã da última segunda-feira (19) no teatro Atiaia.

“Vocês são a razão e o brilhantismo desta universidade”, disse o reitor ao desejar as boas-vindas aos estudantes. Duque ressaltou que a universidade pública depende da comunidade para caminhar e que os alunos devem se preocupar em dar retorno à população por meio dos conhecimentos adquiridos no decorrer dos cursos. O reitor anunciou ainda que o pró-reitor de Planejamento da UFJF, Carlos Elízio Barral, será o coordenador do campus avançado em Governador Valadares. Para o coordenador, a dedicação e a responsabilidade de professores, técnico-administrativos e alunos serão essenciais para o sucesso do campus. “Acreditamos no projeto. Vamos enfrentar desafios, mas em conjunto vamos vencê-los.”

Reitor entrega kits da UFJF para os universitários (Foto: Alexandre Dornellas/Secom)

Para a prefeita Elisa Costa, a cidade está concretizando um desejo antigo. “É um sonho oferecer uma universidade pública de qualidade em Governador Valadares. Este campus está sendo cuidado com muito carinho”, enfatizou. Ela destacou o empenho e a dedicação do reitor e afirmou que a população necessitará da contribuição dos profissionais que serão formados pela UFJF, por meio da integração da academia com a realidade do município. O deputado federal Leonardo Monteiro afirmou que a implantação da universidade era uma luta histórica. “Sem dúvida, o campus vai contribuir para o desenvolvimento de Governador Valadares e região.”

Infraestrutura

O pró-reitor adjunto de Recursos Humanos Sebastião Girardi, o diretor da Faculdade de Economia Lourival Batista, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas Ana Paula Ferreira, a diretora de Faculdade de Farmácia Miriam de Oliveira Pinto e o professor da Faculdade de Medicina José Carlos Coelho de Magalhães destacaram que o compromisso da UFJF é reproduzir em Governador Valadares a qualidade de ensino, pesquisa e extensão já consolidada no campus de Juiz de Fora.

Além dos nove cursos já implantados, está prevista a criação do curso de Educação Física já no próximo ano. Novos livros estão em processo de aquisição para a biblioteca do campus avançado. Na área da saúde, a UFJF já firmou convênio com dois hospitais de Governador Valadares. O reitor também anunciou a criação de um curso preparatório popular para o vestibular.

Ao final da manhã, os dirigentes das unidades acadêmicas se reuniram com os alunos de suas respectivas áreas para conversar sobre os cursos e sanar dúvidas. Segundo a aluna de Ciências Contábeis, Maria da Penha Ferreira Gomes, de 61 anos, esse é um momento importante para se qualificar ainda mais na área, na qual trabalha desde 1974, quando finalizou o curso técnico. “Surgiu a oportunidade de fazer a graduação e eu agarrei”, comemora. Para o professor de Anatomia do campus avançado, Eduardo Beber, “a expectativa é a de que nós, docentes, já consigamos implantar o padrão de qualidade da UFJF desde o início”.

Estrutura e funcionamento

Professor Marcelo Dulci contou que a UFJF já fez várias reuniões com setores locais para discutir o papel da Universidade (Foto: Alexadre Dornellas/Proex)

No período da tarde, os alunos puderam conhecer o funcionamento da UFJF. O pró-reitor de Extensão, Marcelo Dulci, reforçou que uma universidade pública deve se inserir na realidade da população e que a extensão é um mecanismo para realizar essa interação. “Fizemos reuniões com vários setores de Governador Valadares para discutir o papel da universidade. É um compromisso da UFJF se integrar com o município e a região.”

Em seguida, o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Flávio Takakura, apresentou de que maneira a UFJF é estruturada, explicando a função de alguns setores e destacando com quais deles os alunos terão mais contato. A apresentação da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Elizabete de Oliveira, esclareceu dúvidas sobre as modalidades do apoio estudantil, auxílio que garante a permanência do estudante na graduação até a conclusão.

Para finalizar o primeiro dia de atividades, a chefe de captação e cadastro de doadores do Hemominas de Governador Valadares, Eunice Teixeira de Paula, orientou sobre a doação de sangue e de medula óssea. A doação de sangue fez parte das atividades de recepção aos calouros, organizada pela UFJF.
Na tarde de terça-feira (20), os alunos dos cursos de saúde participaram de uma aula inaugural de Anatomia, ministrada pelo professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Edson Aparecido Liberti.

Gincana mobiliza calouros em prol da responsabilidade social

Gincana com os calouros foi realizada durante dois dias (Foto: DióFreitas)

Na terça e na quarta-feira (21), cerca de 180 calouros participaram da gincana promovida pela UFJF para integração dos alunos. Para o pró-reitor Flávio Takakura, o objetivo é acolher o estudante sem necessidade de trotes violentos. “É um trote diferente, divertido e que pensa na responsabilidade social”. A equipe vencedora foi a do curso de Administração, com 410 pontos, seguida do Direito, com 400. Em terceiro lugar, ficou a turma de Medicina com 200 pontos. O evento foi realizado no ginásio da Praça dos Esportes.

Estudantes arrecadaram mais de 1,5 tonelada de alimentos (Foto: DióFreitas)

O destaque da atividade foi o recolhimento de alimentos não perecíveis e a doação de sangue. No total, os alunos recolheram mais de 1,5 tonelada de alimentos. Segundo a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria das Graças Silva Oliveira, os alimentos serão doados a 18 famílias do distrito de Choninho de Baixo, que ficaram desabrigadas devido às chuvas do início do mês. Parte dos alimentos também será doada ao Instituto Dona Zulmira.

As equipes criaram nomes e slogans para os grupos e participaram de um show de calouros. Uma das provas foi a de apresentação de objetos que refletissem a importância da sustentabilidade. Chinelos feitos a partir de jeans e caixas de leite, bolsas de banners, potes de garrafas PET, doces de cascas de banana e laranja, além de fotografias para conscientizar sobre o reflorestamento das margens dos rios foram alguns dos produtos apresentados pelos estudantes.