Pró-reitora adjunta discute as perspectivas da extensão em encontro nacional do Forproex

Encontro reuniu mais de cem pró-reitores de extensão de todo o país (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) realizou no início deste mês o seu XXXII Encontro na Universidade de Brasília (UnB). O Fórum, que comemora 25 anos de existência, propôs o debate sobre as perspectivas da extensão no Plano Nacional de Educação. O evento contou com a participação de mais de cem pró-reitores, entre eles, a pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, professora Maria Lúcia Polisseni, que participou da mesa redonda sobre fomento da extensão.

Na solenidade de abertura, foi realizada homenagem aos ex-presidentes do Fórum, que contou com a apresentação do Coral e da Orquestra Sinfônica da UnB. O segundo dia teve início com a mesa redonda “25 Anos de Forproex: Cenários da Extensão”, coordenada pelo decano de extensão da UnB, Ouviromar Flores, e composta pelos professores Ricardo Castro, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Targino de Araújo, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Cipriano Maia, pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram debatidos temas como formas de financiamento, inclusão da extensão universitária na formação curricular e novos rumos para o cenário extensionista.

Para Castro, os reitores e pró-reitores devem ter compromisso efetivo com a extensão. “A Universidade pública brasileira deve ter a democracia do país como responsabilidade.” Já o professor Targino de Araújo destacou a necessidade de colocar em prática a inserção de créditos curriculares para aqueles que participam de atividades extensionistas. “Temos o desafio de avaliar como a extensão pode refletir na carreira e na participação acadêmica para que os trabalhos não se traduzam apenas em publicações.”

Captação de recursos

Maria Lúcia (terceira, da esq. p/ direita) abordou a experiência da UFJF na submissão de propostas a editais da Fapemig (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

O evento prosseguiu com a mesa redonda “Fomento da Extensão”, coordenada pela vice-presidente da Diretoria Nacional do Forproex, professora Regina Lúcia Henriques, da UERJ, e com participação da pró-reitora adjunta de extensão da UFJF, professora Maria Lúcia Polisseni, que relatou a experiência da UFJF na submissão de ações extensionistas a editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “A aprovação de projetos pela Fapemig é importante, pois valoriza e apoia o professor que aplica sua pesquisa a favor da comunidade.” Maria Lúcia ainda ressaltou o valor dos encontros do Forproex para o progresso contínuo da extensão. “O evento foi produtivo, na medida em que refletimos os 25 anos do Fórum e pudemos constatar os avanços na organização e no financiamento da extensão.”

Áreas Temáticas
Um dos assuntos mais debatidos no último dia do encontro foi a organização da extensão por áreas temáticas. A discussão sobre o tema foi coordenada pela pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cristiane Nascimento. Durante a mesa redonda, foram levantados questionamentos sobre o atual modelo de organização e as necessidades de mudança. A discussão apontou para as dificuldades encontradas em classificar projetos dentro das áreas temáticas atuais, uma vez que a existência da multidisciplinaridade deve estar cada vez mais presente nas ações extensionistas.

Para o coordenador da regional Sudeste, Gumercindo Lima, a atual organização da extensão deverá ser debatida nos próximos encontros (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

De acordo com o coordenador da Regional Sudeste do Forproex, professor Gumercindo Lima, o debate sobre as áreas temáticas foi um dos destaques do encontro. “A possível mudança do modelo atual para as grandes áreas de conhecimento do CNPq é uma dúvida levantada no fórum há muito tempo e que renderá outros debates.” Segundo ele, a extensão universitária tem crescido nos últimos anos. “É nítido que tivemos um avanço. Estamos tentando resgatar nossa interlocução junto ao Ministério da Educação e as discussões do Forproex são fundamentais na busca desse resgate.”

Futuro
“As perspectivas da extensão no Plano Nacional de Educação” foi tema da mesa redonda coordenada pelo pró-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Fernando Arthur de Freitas. O debate contou com a presença do senador Anibal Diniz (PT/AC), que levantou a possibilidade da criação de um fundo específico para o financiamento da extensão e a necessidade de organização das universidades para a criação do mesmo.

Para a presidente do Forproex e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra de Deus, o encontro deste ano foi um dos mais produtivos. “Não só discutimos a questão das áreas temáticas, que é um dos nossos principais documentos, como também contamos com a presença de parlamentares, que se dispuseram a encaminhar os pleitos da extensão para o Congresso Nacional.”

Segundo a presidente do Forproex, Sandra de Deus, demandas da extensão serão levadas pelos parlamentares à Câmara e ao Senado (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

O evento foi encerrado com a plenária, na qual os pró-reitores elaboraram carta com os objetos de discussão, que será apresentada no próximo encontro, a ser realizado entre os dias 6 e 8 de maio de 2013 no Rio de Janeiro.

O Forproex
O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) foi criado em 1987 durante o I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas, realizado em Brasília. Dessa reunião, foram formuladas diretrizes conceituais e políticas de ação para as Instituições de Ensino Superior do país e para o Plano Nacional de Extensão.