Escola de Governo e Cidadania apresenta propostas de trabalho em Conselho Institucional

Em reunião foram apresentados os princípios e objetivos da Escola de Governo e Cidadania (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Com a finalidade de apresentar os conceitos e propostas do programa de extensão “Escola de Governo e Cidadania”, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF realizou na última terça (13) a primeira reunião com o conselho institucional do programa, no Polo da Terceira Idade, localizado na Casa de Cultura, onde funcionará a Escola. Os coordenadores da iniciativa, professores Marta Mendes, do departamento de Ciências Sociais, e Vicente Riccio, da Faculdade de Direito, expuseram para os demais membros do conselho as pesquisas e estudos realizados para a criação do programa cujo lançamento está previsto para o início de 2013.

O programa tem caráter multidisciplinar e por isso seu conselho é inicialmente composto por professores de diferentes áreas. (ver quadro abaixo)

Segundo Marta, programa abrirá ainda mais as portas da UFJF para a comunidade (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

A Escola de Governo e Cidadania retoma a experiência de duas iniciativas bem sucedidas da UFJF, realizadas entre os anos de 2000 e 2003: a Escola de Governo e a Escola de Cidadania. O programa tem o objetivo de apoiar o processo de construção das políticas públicas nos três níveis de governo e nos três poderes, assim como capacitar e prestar consultoria à sociedade civil organizada para que tenha uma participação efetiva nesse processo. A iniciativa atenderá, prioritariamente, municípios da Zona da Mata e do Vale do Rio Doce, áreas de atuação da UFJF, se estendendo, de forma complementar, para outras regiões do estado e do país.

Segundo Riccio, iniciativa será um instrumento para a prática dos distintos saberes da UFJF a serviço da comunidade (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Os coordenadores apresentaram estudo realizado durante quatro meses, como levantamento de dados e demandas diagnosticadas pela equipe. Segundo Marta, o projeto abre as portas da Universidade para a comunidade. “A Escola será eficaz no sentido de levar para as cidades os conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos, de forma institucionalizada, na tentativa de sanar as possíveis deficiências desses locais.” Já para Riccio, a Escola de Governo e Cidadania contribuirá para a concretização da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. “O programa será um instrumento para praticar distintos saberes da Universidade em prol da comunidade.”

Outras informações: (32) 2102-3971