HU promove assistência integral e humanizada a pacientes com câncer de mama

Bolsista esclarece dúvidas de pacientes enquanto eles esperam pela consulta no HU/CAS (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. Em 2010, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), foram registrados 12.705 óbitos de mulheres e 147 de homens somente na rede pública. Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima um total de 52.680 novos casos. Levando em consideração as alterações provenientes dessa doença, desde 2001 o projeto de extensão “De peito aberto: programa de prevenção e acompanhamento integrado no câncer de mama”, coordenado pela professora da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Simone Carvalho, dá apoio a pessoas nessa situação, especialmente as mulheres.

A iniciativa é realizada no Centro de Atenção à Saúde do Hospital Universitário (HU/CAS) e conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 25 pessoas de áreas como medicina, fisioterapia, enfermagem, psicologia e serviço social.De acordo com a docente, o objetivo da ação é dar assistência integral e humanizada às pacientes e aos seus familiares. “Trabalhamos com mulheres que tenham alguma alteração na mama, mesmo que o diagnóstico não seja câncer. Nossa intenção é dar suporte àquelas que estão com a doença confirmada ou com suspeita.”

A psicóloga Hila Martins integra a equipe desde 2009. Para ela, a importância do projeto está no apoio que as atividades proporcionam. “Muitas mulheres chegam ao hospital em crise e saem mais tranquilas. Isso é resultado do trabalho desenvolvido. Oferecemos suporte e condições para elas enfrentarem as dificuldades do momento.”

Assistência

A coordenadora Simone Carvalho ao lado da psicóloga Hila Martins (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Entre as ações realizadas no projeto estão sala de espera, acolhimento, assistência individualizada, além do Grupo de Atendimento Integrado (GAI). De acordo com Simone, o GAI é realizado quinzenalmente e dá auxilio às mulheres com câncer. “Esse é o momento em que elas tiram as dúvidas em relação à doença e trocam experiências.”

Na sala de espera, realizada uma vez por semana, os acadêmicos se deslocam até um dos ambulatórios do hospital e dão palestra sobre como diagnosticar o câncer. A doméstica Floripes Borges veio de Rio Pomba (MG) para uma consulta e assistiu uma explicação promovida pelo projeto. “Aqui eu pude me informar sobre como identificar alguma alteração na mama. Com esse esclarecimento, vou retomar os cuidados e fazer o autoexame todo mês.”

Além dessas atividades, a iniciativa engloba o acolhimento, que é realizado nos leitos do ambulatório de mastologia. “Antes de realizar a consulta, as mulheres participam de uma reunião, na qual o projeto é apresentado. O objetivo aqui é reduzir a ansiedade e esclarecer possíveis dúvidas”, comenta Simone.

Oportunidade

A bolsista Amanda tirando as dúvidas dos pacientes na sala de espera (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

Para a professora, os acadêmicos que participam do trabalho adquirem enriquecimento profissional e pessoal. “A interdisciplinaridade é importante, pois ensina que profissionais de saúde precisam atuar em equipe, respeitando o trabalho do outro.” A bolsista do oitavo período de fisioterapia, Amanda Tupinambá, destaca que ao entrar para o projeto passou a entender melhor o universo que envolve o câncer. “Faço parte da equipe há seis meses. Ao iniciar as atividades, passei a enxergar a dimensão que é estar intervindo na vida das mulheres. Isso muda a visão diante da carreira profissional.”

Já para Nilo Lopes, estudante do oitavo período de medicina, o projeto proporciona aprendizado. “Na minha área, o trabalho é muito individualizado. Aqui aprendi a trabalhar em equipe.” O acadêmico acredita que participar da ação será um diferencial para sua vida profissional. “Adquiri experiência para lidar com meus futuros pacientes, tratando-os de uma forma mais humana.”

Outras informações:

(32) 4009-5318 / 4009-5368 (Hospital Universitário)