PROEXT 2013: Combate à mortalidade infantil e preparo de profissionais da saúde são metas de novo programa

Segundo Teresa, foi constatada a necessidade de capacitar os profissionais que lidam com o público alvo do projeto (Foto: Angélica Simeão/Proex)

A saúde das crianças no Brasil tem melhorado significativamente nos últimos anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou neste ano que houve redução de 47% na mortalidade infantil. Em 2000, de mil crianças nascidas, 29,7 não completavam um ano de vida. Em 2010, esse índice caiu para 15,6. Com a proposta de diminuir essa taxa em Juiz de Fora e melhorar o acesso aos serviços de saúde, a professora da Faculdade de Medicina, Teresa Esteves, idealizou o programa “Acolher – atenção à criança: educando para a saúde”.

Aprovada pelo Programa de Extensão Universitária (Proext 2013) do Ministério da Educação (MEC) com financiamento de R$ 144 mil reais, a iniciativa proporcionará, a partir do próximo ano, estratégias de trabalho às equipes pediátricas das Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAP’s), informações sobre as patologias mais frequentes e apoio ao Programa Viva Vida, ação desenvolvida no Hospital Universitário em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, com foco na redução da mortalidade, tanto materna como infantil no estado.

Segundo Teresa, será realizada reciclagem de profissionais para a qualificação e o cuidado no atendimento ao público de 0 a 12 anos. “Detectamos dificuldades na orientação que era oferecida aos pacientes. Concluímos que era necessário capacitar os funcionários que os encaminhavam até nós.”

Essa foi a primeira vez que a docente se inscreveu no edital do Ministério da Educação. Segundo ela, a realização do I Seminário de Captação de Recursos para Projetos de Extensão, realizado no mês de março, ajudou no desenvolvimento, submissão e aprovação da proposta pelo MEC. “A ação também favorecerá o ensino, pois os acadêmicos ganharão aprendizado com o trabalho a ser desenvolvido e com o maior acesso ao sistema de saúde.”

Equipe multidisciplinar
Ana Lucia Oliveira