Fechar menu lateral

UFJF participa da I Jornada de Sensibilização para Conciliação

Com o objetivo de promover uma cultura de conciliação na cidade, será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro a I Jornada de Sensibilização para Conciliação em Juiz de Fora. O evento é uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT∕MG), a Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB∕MG) e diferentes instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ao todo, oito faculdades de direito da cidade participarão do evento. Para a professora e coordenadora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Direito da UFJF, Joana Machado, é fundamental que os estudantes adotem uma cultura de conciliação. “Esse é um complemento muito importante ao ensino, pois temos a oportunidade de mostrar para os acadêmicos que o direito pode ser feito de uma maneira mais flexível e dialogada. Acredito que, com a participação na jornada, eles pensarão o direito a partir de uma outra perspectiva.”

Segundo a professora Joana, evento contribuirá para mudar a visão dos estudantes em relação ao direito (Foto: Tatiane Oliveira/Proex)

No primeiro dia, haverá uma audiência simulada destinada a estudantes da área. No dia 09, o evento contará com mesas de debates com representantes de diferentes categorias relacionadas à área trabalhista. Ambos os encontros serão realizados no auditório da OAB, localizada na Avenida dos Andradas, 696, Centro.

Já o encerramento, no dia 10, será realizado no Parque Halfeld com a encenação da peça “Conciliação em ação”. A apresentação dramatizará a conciliação de uma forma acessível à população. Também será realizada a leitura pública de uma carta com frases sobre o tema. O evento é dirigido a juízes, advogados, procuradores do trabalho, professores universitários, estudantes de Direito, auditores fiscais do trabalho, servidores da Justiça, entre outros.

Confira a programação:
08 de novembro – 19h: “Incidentes processuais na audiência trabalhista”
Local: Auditório da OAB (Avenida dos Andradas, 696)

09 de novembro – 13h: Seminário “Sensibilização para a conciliação”
Local: Auditório da OAB (Avenida dos Andradas, 696)

10 de novembro – 10h: “Conciliação em ação”
Local: Calçadão da Rua Halfeld