Psicologia Social é debatida em encontro promovido no ICH

Evento debateu a formação de profissionais em psicologia social (Foto: Angélica Simeão/Proex)

O debate sobre a formação de psicólogos sociais. Esse foi o principal objetivo do XVIII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social, que foi realizado no último final de semana no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

Na cerimônia de abertura, realizada na última quinta (1), a professora do curso de psicologia e organizadora do evento, Juliana Perucchi, enfatizou sobre o debate que deve ser feito em torno da profissão. “Nossa grande preocupação é problematizar a formação. Investigar os interesses, saber até que ponto polos divergentes, como o ensino e a ciência, se confundem no âmbito da psicologia.”

Durante o evento, também foi debatido o tema “A formação em psicologia social para políticas públicas.” A palestra foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Portugal. Segundo ele, “quando se estuda a história da Psicologia, a tendência é sustentar alguns ensinamentos e demonizar outros”.

Portugal alertou para o questionamento que os acadêmicos e profissionais da área devem fazer sobre os truques que são repassados na aprendizagem, evitando assim que esses sejam perpetuados. “Em nosso país, no cenário atual, vemos a entrada da psicologia juntamente com a política. É uma época de formação, mas também o momento de desprender das amarras e discutir os acontecimentos que temos visto”, finalizou.

Reconhecimento

Encontro reuniu profissionais de diferentes instituições (Foto: Angélica Simeão/Proex)

Durante os três dias, o encontro reuniu mais de 30 doutores em psicologia, distribuídos em dez mesas temáticas, rodas de conversa e apresentações de trabalho. Segundo Juliana, o evento trouxe maior visibilidade para a UFJF no cenário da psicologia social crítica. “Embora existam intervenções e pesquisas importantes, a Zona da Mata Mineira ainda não é tão reconhecida nesse campo da psicologia. O evento busca reverter esse quadro.”