Projeto Rondon: Equipe da UFJF desenvolverá ações extensionistas em Ubaíra

Equipe da UFJF em atividade em Colinas (TO) em julho de 2012 (Foto: Divulgação)

O Ministério da Defesa divulgou a relação de Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar das operações de 2013 do Projeto Rondon, que ocorrerão entre os dias 11 de janeiro e 04 de fevereiro nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe. A proposta de trabalho apresentada pelos professores da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Marli Salvador e Guilherme Trópia, foi selecionada pela comissão de avaliação.

Para Marli, que participará pela sexta vez do projeto, a aprovação é fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos da UFJF nas operações anteriores. “Fiquei muito feliz em ter a proposta aprovada pela comissão de avaliação do Projeto Rondon”, destaca. Os docentes, juntamente com a equipe formada por oito alunos dos cursos de direito, educação física, enfermagem, medicina, nutrição, odontologia e pedagogia, participarão da operação 02 de Julho no município de Ubaíra (BA). O grupo desenvolverá ações voltadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde.

Viagem Precursora

Ações serão desenvolvidas em Ubaíra, pequeno município do interior baiano (Foto: Divulgação)

A viagem precursora será realizada pelos coordenadores das equipes entre os dias 04 e 10 de novembro. O objetivo é proporcionar o encontro dos docentes das instituições de ensino superior com representantes das prefeituras dos municípios participantes.

Para Marli, a visita será importante para que seja feita a adequação do projeto às necessidades da população. “A cidade em que vamos realizar o trabalho é pequena. Tem população estimada de 20 mil habitantes. Nossa expectativa é muito boa.”

O projeto
O Projeto Rondon é uma ação de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes do país. Nesta edição, o projeto realizará as operações “Canudos”, “02 de Julho” e “São Francisco”.

Representantes da UFJF
Docentes:

– Marli Salvador
– Guilherme Trópia

Discentes:
– Beatriz Nunes (Odontologia)
– Carla Moreira (Medicina)
– Carla Nepomuceno (Enfermagem)
– Diego Almeida (Educação Física)
– Josielle Dutra (Enfermagem)
– Mariana de Castro (Pedagogia)
– Marilana Zamagno (Nutrição)